Confirmada mais uma morte por gripe aviária na Tailândia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de setembro de 2004 as 03:19, por: cdb

As autoridades tailandesas confirmaram nesta terça-feira o mais recente caso de morte da chamada gripe aviária: uma mulher de 26 anos cuja filha morreu com sintomas da doença.

Com este novo caso, o número de mortes causadas pela gripe do frango subiu para 30, dez na Tailândia e 20 no Vietnã, desde o reaparecimento do vírus em dezembro de 2003.

A mulher morreu no útimo dia 20, dias depois de sua filha de 11 anos ter perdido a vida em um hospital depois de ter tido contato com frangos infectados com o vírus H5N1 e com sintomas de estar contaminada pela epizootia.

Os restos da menor foram incinerados imediatamente. Assim as autoridades sanitárias não puderam fazer os testes para verificar se a menina estava realmente infectada pela versão humana no vírus.

A confirmação deste último caso mortal abre o debate sobre a possível mutação do vírus e sua transmissão de humano para humano, já que se desconhece como a mulher pôde contrair a gripe aviária, já que ela não teve contato direto com os animais infectados.