Confira a lista de premiados com o José Augusto Mochel 2012

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 30 de novembro de 2012 as 19:14, por: cdb

 
 Na próximo sexta (07), os oito agraciados pelo Prêmio José Augusto Mochel 2012 receberão a homenagem promovida pelo PCdoB-MA a figuras marcantes da esquerda no estado. Este ano, oito personalidades que se destacaram pela luta democrática no Maranhão e no Brasil receberão o prêmio instituído em 2007.

O José Augusto Mochel prestará homenagem ao grupo teatral GRITA, do Anjo da Guarda, ao ex-governador Jackson Kepler Lago (na categoria Homenagem Póstuma) e a Manoel Bernardino, conhecido como o Lênin do Sertão, na categoria Memória.

Além deles, receberão o prêmio 2012 o médico Antonio Rafael da Silva, a líder camponesa Maria Adelina da Silva (a Dáda), ao poeta e ex-secretário estadual de Cultura Joãzinho Ribeiro e Luís Vila Nova, ex-deputado estadual pelo PT. A vice-prefeita eleita de São Paulo, Nádia Campeão, também receberá a honraria. O militante de direitos humanos e fundador do grupo Gaivota, Airton Ferreira, completa a lista dos agraciados com o José Augusto Mochel.

O Prêmio José Augusto Mochel foi instituído pelo PCdoB e o então deputado federal Flávio Dino para homenagear militantes, lideranças políticas e entidades da sociedade civil que tenham se dedicado à luta democrática, popular e socialista no Maranhão. A entrega do prêmio deste ano contará com a presença de lideranças de esquerda do Maranhão e do Brasil, como a vice-prefeita eleita de São Paulo (Nádia Campeão) e o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB).

A referência tem por objetivo reverenciar a memória do líder comunista José Augusto Mochel, que faleceu em 25 de março de 1988, em São Paulo. Mochel foi militante do movimento estudantil secundarista e universitário, marcando sua atuação no combate à ditadura militar.

Participou ativamente da luta pela redemocratização, apoiou as lutas de resistência camponesa num momento de graves conflitos pela posse da terra. Participou da luta pela anistia e ajudou a fundar a Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos. Foi um dos reorganizadores do PCdoB no Maranhão, tendo sido candidato a deputado federal nas eleições de 1982 pelo PMDB, à época o espaço de atuação do PCdoB, que estava na ilegalidade imposta pela ditadura.

Prêmio José Augusto Mochel
2007
Prêmio Institucional – Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos
Homenagem póstuma – José Augusto Mochel

Homenageados:
William Moreira Lima
Neiva Moreira
João Francisco
Antonio Campos
Manoel da Conceição

2008
Prêmio Institucional – Associação de Saúde da Periferia – ASP
Homenagem póstuma – Maria Aragão

Homenageados:
Ananias Neto
Walter Rodrigues
Helena Heluy
Lindalva Barros

2009
Prêmio Institucional – Comissão Pastoral da Terra
Homenagem póstuma – Raimunda Dica

Homenageados:
José Ribamar Heluy
Eurico Fernandes
Renato Rabelo
Maria Ribeiro
D. Xiles Xavier
Walter Sorrentino * entregue em 2010

2010
Prêmio Institucional – FETAEMA
Homenagem póstuma – Orquimar Guterres e Magno Cruz

Homenageados:
Francisco Gonçalves
Márlon Reis
José dos Santos(Mestrinho)
Zezé Costa
Etelvino Oliveira

2011
Prêmio Institucional – Cáritas e Fórum do Baixo Parnaíba
Homenagem ´Póstuma – Pedro Careca

César Teixeira
Jean Marie Van Damme
Júlio Guterres
Roxinha
Reginaldo e Maria Lúcia Telles

Da Redação Vermelho / Maranhão

 

..