Conferência vai estabelecer regras de governo interino no Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 28 de abril de 2003 as 15:34, por: cdb

Autoridades de grupos políticos iraquianos concordaram nesta segunda-feira, em encontro com o administrador norte-americano do Iraque, realizar uma conferência nacional nas próximas quatro semanas para escolher um governo interino para o país.

– Todos os esforços devem ser feitos para a realização de uma conferência nacional dentro de quatro semanas… para selecionar um governo de transição para o Iraque -, disseram os grupos em uma declaração lida no fim de uma reunião de quase dez horas com Jay Garner, general americano reformado responsável pela administração interina do Iraque.

Eles concordaram com o cronograma de quatro semanas em uma sessão que reuniu cerca de 300 pessoas no centro de Bagdá.

Futuro político,/b>

Garner disse aos delegados que eles devem basear-se em uma reunião inicial sobre o futuro político do Iraque realizada perto da cidade de Nassiriah (sul) há duas semanas, dias depois da derrubada do regime de Saddam Hussein.

Garner vai liderar uma administração interina até que um governo interino iraquiano assuma o poder e inicie o processo eleitoral.

Alguns delegados gostariam que a conferência fosse realizada em duas semanas, mas a votação deixou claro que a maioria esmagadora a quer em quatro semanas.

Segurança

– Este é o começo da democracia. As discussões foram sérias e profundas. É uma rota longa e difícil, mas devemos atravessá-la -, disse um delegado, Hatem Mokhless.

A reunião será provavelmente realizada em Bagdá. Os participantes ressaltaram também, em outra declaração lida pelo delegado Mufak Rubai, a responsabilidade que lcabe às forças da coalizão liderada pelos EUA de “manutenção da segurança no Iraque”.