Conde anuncia recursos para o setor na Conferência Estadual de Meio Ambiente

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 8 de novembro de 2003 as 16:16, por: cdb

O vice governador e secretário estadual de Meio Ambiente, Luis Paulo Conde anunciou na abertura da 1ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, que vai propor a governadora Rosinha Garotinho destinar um percentual dos recursos para o FECAM, para financiar projetos ambientais propostos pela sociedade civil organizada.

Conde anunciou também que a governadora já aprovou um concurso público que vai abrir 50 vagas em 2004 para o Instituto Estadual de Florestas (IEF), resultado de convênio com o banco alemão KfW.

A realização de concurso público para o IEF é a contra partida do governo do estado para o investimento feito pelo KfW de R$ 30 milhões serem aplicados na conservação da mata atlântica do Estado.

– Estamos enfrentando os desafios, que não são poucos em nosso estado. Retomamos o programa de despoluição da Baia de Guanabara e estamos agilizando diversas obras, como a do emissário da Barra da Tijuca – disse o vice governador.

Às autoridades e participantes presentes na Conferência, Conde disse que na próxima segunda começam as obras emergenciais para a contenção do material tóxico do Ingá, no valor de R$ 2,3 milhões.

Estiveram presentes na abertura da Conferência, a reitora da UERJ, Nilcéia Freire, o secretário executivo do ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone, o secretario executivo do IBAMA/RJ, Edson Bedim, os deputados Carlos Minc e Fernando Gabeira, os presidentes do IEF, Maurício Lobo, da Serla, Ícaro Moreno Júnior, da FEEMA, Isaura Fraga, da CECA, Carlos Augusto de Araújo Jorge, da Agência Nacional da Águas, Jerson Kelman, da ANAMMA/RJ, Mário Edson Carvalho, do Instituto Jardim Botânico, Lizst Vieira, o secretário executivo da APEDEMA, José Miguel da Silva e a coordenadora da Conferência Nacional de Meio Ambiente, Rachel Trajber.

A conferência vai até este domingo, com encerramento previsto para às 16:30 horas.