Conab comprará milho para abastecer as regiões Norte e Nordeste

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 24 de março de 2003 as 15:59, por: cdb

A Companhia Nacional de Abastecimento, empresa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove na terça-feira (25), a partir das 9h, leilão para comprar em Goiás até 50 mil toneladas de milho (834 mil sacos).

Com o preço de abertura fixado em R$ 19,00 o saco (60kg), o produto vai complementar o abastecimento das regiões Norte, Nordeste e norte de Minas Gerais.

A intenção do Governo Federal é adquirir nesta primeira etapa até 150 mil toneladas para garantir o suprimento aos consumidores. Essas regiões produzem cerca de 3,6 milhões de toneladas para um consumo estimado em 4,3 milhões do cereal.

O diretor de Abastecimento do ministério, Vilmondes Olegário da Silva, explicou que, após a aquisição, a própria Conab vai realizar leilões de venda para as regiões selecionadas.

Os plantios de milho começam agora em março e se prolongam até junho. Como está chovendo bem nessas regiões, as perspectivas de colheita são animadoras, dizem os técnicos da Conab. Se as condições climáticas continuarem favoráveis, a produção no Norte/Nordeste pode alcançar o volume estimado agora de 3,6 milhões de toneladas, o que deixaria os criadores menos dependentes do milho colhido em outros estados.