Comunistas avaliam que Jandira larga bem nas pesquisas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 14 de dezembro de 2007 as 11:57, por: cdb

Pesquisa do IBOPE realizada entre os dias 11 e 13 deste mês, ainda não publicada, mostra as preferências dos eleitorais no Rio de Janeiro nos nomes que deverão concorrer à prefeitura da cidade no próximo ano. Em 2000, mês de junho, a candidata do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Jandira Feghali aparecia com 3 a 4% nas pesquisas publicadas, em 2004 obteve 7% dos votos válidos e agora aparece em 10% a dez meses da eleição, com o crescimento mais expressivo do conjunto. Mais atrás sim, no patamar de 5 a 6%, estão Solange Amaral (DEM) e Chico Alencar (PSOL), com Eduardo Paes, na faixa de 9%.
 
À frente de Jandira aparecem o deputado Wagner Montes, o senador Marcelo Crivella e a ex-juíza Denise Frossard, no patamar de 15 a 17%. O primeiro, candidato com um programa de TV muito popular pela questão da segurança pública está no PDT, partido de tradição de esquerda no Rio de Janeiro. Em seguida, Crivella (PRB) com passado de expressiva votação no Senado em 2002, 22% dos votos válidos em 2004 e 16% na capital para o governo em 2006. Ele recebe o apoio da mídia e de sua Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Macedo, mas acusa a maior rejeição entre todos. Estes dois de partidos integram a base governista no Congresso.

Frossard, querida da direita carioca, deputada mais votada em 2002, com 33% dos votos válidos na capital em 1º turno de 2006. Candidata conservadora que não confirmou totalmente a candidatura. Jandira aparecerá no final de dezembro nas inserções estaduais do PCdoB, que hoje intensifica ações políticas frente aos graves problemas cariocas.

– A largada de 10%, segundo as pesquisas, é um bom impulso a ser trabalhado, um estímulo à militância de campanha e a alianças com novos companheiros e partidos – afirmou Jorge Barreto, presidente Municipal do PCdoB Rio de Janeiro.