Comunidade de Riacho de Teófilo recebe escola reformada

Arquivado em:
Publicado Quarta, 14 de Março de 2012 às 14:18, por: CdB

Em clima de muita alegria e satisfação, a comunidade de Riacho de Teófilo recebeu na tarde de terça-feira, 13, a Escola Municipal Teófilo Lemos reformada. Participaram do momento festivo o prefeito, Guilherme Menezes, o secretário de Educação, Coriolano Moraes, o coordenador do Orçamento Participativo, Rivaldo Gusmão, a diretora, Gilmara Leal, funcionários da escola, a comunidade e demais autoridades do Governo Municipal.

A reforma da unidade escolar foi uma grande conquista para a comunidade, porque as crianças ganharam um novo incentivo para se dedicar ao estudo e lutar por um futuro melhor.


Morador da comunidade,  Isaac Viana estudou na escola Teófilo Lemos quando criança e conseguiu dar continuidade aos estudos e, hoje, cursa o quinto semestre de Pedagogia, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Uesb
. “Várias gerações passaram por aqui. Felizmente, essa nova geração tem a oportunidade de começar o ano letivo de 2012 em uma escola que tem toda a infraestrutura para funcionar da melhor maneira possível. Com merenda, conhecimento, bons profissionais, uma comunidade interessada, que deseja o crescimento das crianças, elas vão sentir força como eu senti para estudar até entrar em uma universidade pública, que é o sonho de muita gente”, relatou Isaac.

Antes de 1997, as dificuldades para estudar eram muito grandes. Quando havia escola na zona rural, as mesmas funcionavam apenas até a quarta série. Segundo o secretário de Educação, Coriolano Moraes, “os pais tinham três opções: pagar para levar seus filhos para estudar na cidade, abdicar cedo de sua família e mandar os filhos morar na cidade ou encerrar as suas atividades, as esperanças e o sonho de crescer por meio da escola, porque não havia um projeto que reconhecesse a mulher e o homem do campo”, explicou.

Atualmente, essa realidade é totalmente contrária, porque o Governo Municipal tem  colocado em prática todos os seus projetos, desde que assumiu a administração em 1997, investindo na Educação Municipal em todos os sentidos e garantindo o acesso e a permanência dos alunos nas escolas das zonas urbana e rural. Diariamente, 179 rotas trafegam por todo o município, transportando alunos e professores da Rede de Ensino e somente, nos últimos três anos, a prefeitura investiu mais de R$ 16 milhões na reforma, ampliação e construção de novas unidades escolares. Segundo o prefeito, Guilherme Menezes, “é dessa luta, dessa organização que vão nascendo empreendimentos, como a Escola Teófilo Lemos. Meu desejo é que as crianças daqui aproveitem bem as lições e o convívio com os professores e funcionários, para que essa região se torne um bom exemplo e que essa escola seja uma boa estrada para o caminho de cada um”.

A unidade escolar além de ser remanescente quilombola, é umas das unidades de ensino da zona rural que compõem o Círculo Intermediário I, composto por 22 escolas. A unidade escolar passou por uma reforma, na qual foram melhoradas as instalações hidráulica e elétrica. Houve ainda pintura, substituição do antigo telhado pelo de cerâmica, troca de todo o madeiramento, construção de um novo banheiro, escovódromo, colocação de cerâmica na cozinha e na sala, grades nas portas, e novas janelas foram instaladas. Outro ponto importante foi a construção do muro, que vai oferecer maior segurança para os funcionários da escola e para os alunos.  A instituição recebeu ainda alguns equipamentos, como fogão, liquidificador industrial, geladeira, televisão, DVD, micro system,  kits pedagógicos do município para auxiliar as atividades em sala de aula e kits da Escola Ativa, enviados pelo MEC/Fundeb. Garantir o acesso à água de qualidade também é um dos principais objetivos do Governo Municipal, por isso foi aberto na Escola Municipal Teófilo Lemos um poço artesiano. Para encontrar água de boa qualidade teve de ser feita uma perfuração com cerca de 150 metros de profundidade e vai atender a escola e toda a comunidade, são mais de 4 mil litros de água por hora.

Todas essas mudanças são de muita importância para a comunidade, “É uma vitória para nós e, com certeza, vamos colher futuramente frutos satisfatórios por meio dessa mudança na escola e na vida dos nossos alunos”, afirmou a diretora da escola, Gilmara Leal.

Moradores e funcionários estão muito satisfeitos com todo o investimento na escola. Para Vitória dos Santos Alves, moradora da comunidade e mãe de Gabriela, 10 anos, a reforma “valorizou  a escola e a comunidade. Foi um trabalho muito importante para nós que moramos na zona rural. Precisávamos dessas melhorias e conseguimos”, declarou.

“Ficou muito bonita a escola. Os alunos precisam agora conservar para que a ela continue assim limpa e linda, para os que já estudam aqui e para os novos alunos”, disse Helena Lemos da Silva, mãe de Gustavo.

Nilsete Mendes, moradora, relatou que no seu tempo de criança as coisas eram muito difíceis, mas “hoje, melhorou tanto que só não estuda quem não quer, porque tem todas as oportunidades para isso: ônibus, escola, água”.

“No município nós nunca vimos uma escola dessa. Eu não tenho o estudo que meus filhos têm a oportunidade de ter hoje”, comentou a merendeira, Nilzete Brito, que tem dois filhos na escola, João Carlos e Wagner.

Segundo Luciana Lemos, que matriculou a filha Lara este ano na escola, “ficou um espaço bem mais confortável para os alunos. Só em ter um ambiente novo, já aumenta a vontade deles de vir para a escola. Foi uma maravilha essa reforma”.

Dona Maria Rosa Silva é moradora do Riacho e foi quem emprestou a casa para a realização das aulas, durante o período da reforma. “Graças a Deus ficou muito boa a escola. Estou feliz de ver um investimento desse em nossa região. As crianças vão aprender mais e ficar mais inteligentes”, disse dona Maria.

A professora Isabel Maria de Jesus também está muito feliz com as melhorias realizadas na escola. “Estamos todos contentes e os alunos estão ansiosos para começar a ter aulas na nova escola”, relatou.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo