Comitiva pelotense visita escolas em Águeda

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 14:38, por: cdb

         A comitiva que representa o Município, liderada pelo vice-prefeito, Fabrício Tavares, juntamente com ao Embaixador de Pelotas em Portugal e também presidente da Junta de Freguesia do Préstimo, Pedro Vidal, efetuou visitas a algumas instituições do município de Águeda (Portugal). Na primeira visita, à escola Á-dos-Ferreiros, em Àgueda, surgiu a possibilidade de intercâmbio de uma escola do Município, com instituição de ensino portuguesa via Internet.
         Na visita à escola de Á-dos-Ferreiros, com a presença da vereadora da autarquia aguedense, Elsa Corga, a delegação teve a oportunidade de conhecer o projeto Out-Class, promovido pela Câmara Municipal de Águeda e a Universidade de Aveiro, que possibilita um intercâmbio com uma escola de Moçambique. A comitiva pelotense ficou entusiasmada com o projeto e propôs o desafio para que a iniciativa seja implantada em uma escola de Pelotas. O professor responsável pelo projeto, por videoconferência, aceitou o desafio, e logo após reunião com responsáveis pela Universidade de Aveiro o encaminhou.
         Na sala de aula das turmas do 1º e 2º ano, Pedro Vidal e Elsa Corga apresentaram os projetos escolares em andamento, bem como as tecnologias utilizadas. O vice-prefeito ficou surpreendido com o uso dos quadros interativos e solicitou esclarecimentos sobre o assunto. “O que vimos nesta escola de ensino básico foram dois exemplos que poderemos implantar em Pelotas: a parceria do Out-Class entre uma escola de Pelotas e uma de Portugal, bem como a possibilidade de aquisição de quadros interativos para as nossas escolas”, disse Fabrício, frisando que “com essa visita, levamos dois exemplos a aplicar para os nossos alunos, melhorando não só a qualidade do ensino, bem como a oportunidade de conhecerem outras realidades”.
         Em Águeda, a comitiva pelotense também conheceu a realidade da Escola Secundária Adolfo Portela, bem como questões relativas ao ensino médio e técnico. Na cidade aguedense, o grupo também realizou visitas à Câmara Municipal e à Escola Superior de Tecnologia e Gestão, onde, em reunião com o Diretor Gonçalo Paiva Dias, ficou encaminhado o intercâmbio de experiências entre as formas de educação da instituição portuguesa e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense – IFSUL, sediado em Pelotas.

Data: 19/04/2012
Hora: 17:19
Redator: Ascom –
Fotógrafo: Divulgação –