Comissões da reforma política ouvem presidentes do PMDB e do PT

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de abril de 2015 as 10:24, por: cdb
PT
Rui Falcão já discutiu com a Comissão Especial que analisa a Reforma Política (PEC 182/07) sistemas eleitorais e financiamento de campanha

As comissões especiais da reforma política que analisam propostas de emenda à Constituição (PECs 344/13, 352/13 e outras) e projetos de natureza infraconstitucional (que não mudam a Constituição) realizam debates sobre sistemas eleitorais e financiamento de campanha, nesta terça-feira, com o vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer, e com o presidente do PT, Rui Falcão.

As audiências foram sugeridas pelo relator dos dois colegiados, o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), que apresentou requerimento para que fossem convidados representantes de diversos partidos. Já foram ouvidos os presidentes do PSDB, Aécio Neves; do PCdoB, Renato Rabelo; do PDT, Carlos Lupi; do PSB, Carlos Siqueira; do PRB, Marcos Pereira; do PSD, Guilherme Campos (interino); do PPS, Roberto Freire; do PHS, Eduardo Machado; do PSol, Luiz Araújo; e o líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), representando o presidente do partido, senador José Agripino.

Na avaliação de Castro, um dos eixos principais da discussão nas comissões especiais é o fortalecimento dos partidos políticos e “não seria razoável deliberar sobre um novo regramento político-partidário sem ouvir dirigentes nacionais de partidos políticos representativos das legendas do Congresso Nacional”.

Na última semana, Rui Falcão (presidente do PT) discutiu com a Comissão Especial que analisa a Reforma Política (PEC 182/07) sistemas eleitorais e financiamento de campanha. O debate foi proposto pelo relator da comissão, o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), que apresentou requerimento para que fossem convidados representantes de diversos partidos.