Comissão iraquiana diz que contagem votos segue sem problemas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 31 de janeiro de 2005 as 09:20, por: cdb

A Comissão Eleitoral do Iraque declarou nesta segunda-feira que a contagem de votos da histórica eleição no país encaminha-se sem problemas. Os resultados, porém, poderão demorar até 10 dias.

Autoridades eleitorais estimam que cerca de oito milhões de pessoas votaram no domingo, pouco mais de 60 por cento dos registrados para o pleito e um número maior que o esperado.

– Quando tivermos números completos sobre a quantidade de pessoas que votaram em diferentes centros, iremos anunciá-los – afirmou à Reuters Farid Ayar, porta-voz da comissão.
Ataques suicidas e com morteiros mataram 35 pessoas, a maioria em Bagdá, mas o total de mortos ficou abaixo do que alguns temiam.

A Comissão Eleitoral espera divulgar um retrato completo dos resultados nacionais em uma semana, mas afirmou que levará ao menos 10 dias antes de uma confirmação oficial ser divulgada. Segundo ela, parte desse tempo servirá para ouvir queixas de violações no pleito.
Monitores internacionais praticamente não estiveram presentes no país, o que torna impossível determinar a lisura da eleição.