Comissão Européia quer mais controle sobre produtos químicos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 7 de maio de 2003 as 08:47, por: cdb

A Comissão Européia vai anunciar nesta quarta-feira propostas de controle mais rigoroso do uso de produtos químicos.

A medida poderia afetar a produção de centenas de produtos de uso doméstico, como detergentes, cosméticos, brinquedos e computadores.

Segundo grupos ambientalistas que pressionam pelas restrições, o controle poderia ajudar a conter casos de câncer e de outras doenças que poderiam estar relacionadas à exposição a certos elementos químicos.

A nova legislação a ser apresentada prevê o teste de cerca de 30 mil produtos químicos por uma agência da União Européia. Aqueles considerados prejudiciais ao meio ambiente seriam proibidos.

Lei ambiental

O eurodeputado e porta-voz da bancada ambientalista no Parlamento Europeu, David Bowe, disse que “este é o mais importante projeto de lei ambiental formulado pela União Européia em uma década”.

– É uma forma radicalmente nova de lidar com a saúde pública, levando às casas produtos químicos mais seguros – acrescentou Bowe.

Fabricantes de produtos químicos afirmam que as mudanças- as mais radicais já debatidas no setor desde os anos 1960 – teriam um forte impacto sobre os seus negócios.

Um correspondente da BBC em Bruxelas disse que representantes da indústria têm feito lobby para conseguir isentar os seus produtos dos testes.