Comissão do Senado aprova anista para os bombeiros do Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 22 de junho de 2011 as 14:10, por: cdb
Os bombeiros ocuparam o QG da corporação em manifestação por melhores salários e condições de trabalho

O projeto de lei de autoria do senador Lindberg Farias (PT-RJ) que concede anistia aos mais 400 bombeiros do Rio que foram presos depois de invadirem o Quartel-central foi aprovado, por unanimidade, pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Com parecer favorável do relator, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), o projeto de lei segue, agora, direto para a Câmara dos Deputados, sem necessidade de passar pelo plenário do Senado.

Crivella ressaltou que a anistia proposta aos bombeiros do Rio não é diferente da que anistiou policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte, Bahia, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso, Ceará, Santa Catarina e Distrito Federal, também punidos por participarem de protestos semelhantes.

A invasão ao QG da corporação foi uma tentativa de transformar o lugar em um ponto de resistência dos manifestantes, mas o quartel acabou virando o cenário de um confronto que pôs em lados opostos bombeiros e policiais. Mais de 2.000 bombeiros ocuparam o local em uma manifestação por melhores salários e condições de trabalho.