Comissão discutirá fusões no mercado varejista

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 22 de setembro de 2011 as 16:54, por: cdb

A Comissão de Finanças e Tributação realizará audiência pública para discutir a situação das grandes redes varejistas do País, com a finalidade de compreender a posição do mercado no cenário econômico. A audiência, proposta pelos deputados André Vargas (PT-PR) e José Guimarães (PT-CE), ainda não tem data marcada.

Segundo os deputados, diante de uma economia globalizada, há uma concentração de capitais e segmentos de produtos nas mãos de alguns grupos empresariais. “Essa tendência ocorre devido à concorrência de mercado e à necessidade de reduzir custos operacionais na empresa, como forma de manter o produto competitivo no mercado consumidor”, assinalou Vargas. Ele acrescentou que, para preservar a competitividade de seus produtos e serviços e ampliar a essas distribuições, muitas empresas lançam mão das estratégias econômicas.

Carrefour e Pão de Açúcar
Os parlamentares lembram ainda que, mesmo não tendo havido a fusão entre o Grupo Carrefour e o Grupo Pão de Açúcar e não se efetivando a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesse financiamento é importante deixar claro se existe, realmente, o interesse público nessas operações. “É importante observar também que atualmente já existem grandes grupos internacionais se beneficiando do mercado brasileiro, o que sem dúvida pode se tornar uma tendência”, acrescentou Vargas.

Para esta reunião serão convidados o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel; o presidente do Grupo Pão de Açúcar, Abílio Diniz; e o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumo Honda.

Da Redação/ RCA