Comissão de Relações Exteriores instala hoje subcomissão sobre a Rio+20

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 1 de junho de 2011 as 08:25, por: cdb

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional instala nesta tarde uma subcomissão especial para acompanhar as atividades da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, que ocorrerá em junho de 2012, no Rio de Janeiro. A reunião de instalação está marcada para as 15 horas, na sala da Presidência da comissão.

A criação do grupo foi sugerida pelo deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ). Ele ressalta que um dos objetivos da conferência é aprovar um marco institucional para o desenvolvimento sustentável. “Será, sem dúvida, um grande desafio, ainda mais quando vemos que as políticas públicas voltadas para as mudanças climáticas não evoluem nos fóruns da ONU”, disse.

A Rio+20 reunirá governantes, cientistas, técnicos, ONGs, movimentos sociais e parlamentares, para discutir a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e, também, a sua vinculação com a erradicação da pobreza.

A conferência também vai fazer um balanço das ações adotadas pelos países em relação ao que foi proposto na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92. Sirkis afirma que a realização da Rio+20 poderá gerar avanços na implementação de convenções criadas na Rio 92, como a da biodiversidade e a Agenda 21.

Segundo o deputado, a subcomissão também estará atenta às atividades paralelas à convenção, como a Cúpula dos Povos para o Desenvolvimento Sustentável, que vai reunir ONGs e entidades socioambientais de todo o mundo.

Outros grupos
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara também vai instalar uma subcomissão sobre a Rio+20, em data a ser definida. Já a Frente Parlamentar Ambientalista agendou para hoje, em evento que teve início às 8 horas, a instalação de um grupo de trabalho para acompanhar as atividades da conferência.

Da Redação/PT