Comissão da Verdade, vitórias políticas pessoais de Dilma e Lula

Arquivado em:
Publicado Sexta, 23 de Setembro de 2011 às 05:57, por: CdB

"É importante para o Brasil e para a posição do país diante do mundo". Assim, bem ao seu estilo e com uma única frase, a presidenta Dilma Rousseff, mais que comemorou, analisou a aprovação pela Câmara dos Deputados da nossa Comissão da Verdade.

Depois de 26 anos de espera, desde o fim da ditadura militar (1985), temos, enfim, criada, a Comissão  que vai possibilitar a revisão histórica de um dos mais sombrios períodos da vida brasileira, o doregime de exceção, e apurar seus crimes de prisões ilegais e arbitrárias, tortura, assassinatos e os desaparecimentos políticos de restos mortais dos adversários daquele pweríodo.

A aprovação da Comissão da Verdade, é uma vitória pessoal da presidenta Dilma e do ex-presidente Lula que em seu governo - ela como ministra-chefe da Casa Civil - prepararam o caminho para o acordo que viabilizou a aprovação.

Comissão corresponderá ás expectativas da sociedade


A presidenta da República foi incansável nessa luta para salvar e manter o acordo e o texto que a viabilizaram, tanto que continuou atuando esta semana que passou em Nova York por conta de compromissos na ONU.

De lá, manteve-se em contato permanente com a ministra-secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, e com os outros ministros e membros do governo que operaram a aprovação.

Vê-se ânimo renovado em todos os integrantes do governo que participaram das negociações pró-aprovação. ânimo justificado. Agora é partir para outra etapa: designar os integrantes da Comissão, instalá-la, preparar o seu funcionamento e começar os trabalhos. Ela corssponderá às expectativas e anseios de tantos quantos lutaram pela sua criação durante esses 26 anos de espera. Tenho confiança quanto a isso.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo