Comissão aprova incentivo fiscal para 55 municípios da Região Sul

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 25 de agosto de 2011 as 14:21, por: cdb

Beto OliveiraRenato Molling: medida vai corrigir distorções.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou na quarta-feira (24) a concessão de incentivos fiscais às indústrias da faixa de fronteira na Região Sul. A proposta dá benefícios à indústria automotiva que se instalar na região e também permite isenção de 32% sobre o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para outras indústrias locais.

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Renato Molling (PP-RS), que reuniu os conteúdo dos projetos de lei 9403/10 e 9404/10, do deputado Celso Maldaner (PMDB-SC). O texto inclui a faixa de fronteira da Região Sul como beneficiária dos incentivos atuais para fabricantes de veículos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Também estende à indústria da região os benefícios de isenção do IPI aplicados aos municípios das superintendências de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene).

Renato Molling avalia que as propostas vão corrigir distorções e beneficiar 55 municípios dos três estados da Região Sul. “A implementação de uma política nacional de desenvolvimento regional deve ser mais minuciosa na definição de sub-regiões beneficiárias, pois os desequilíbrios estão presentes em todo o território nacional e não somente em regiões específicas”.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada ainda pelas comissões de Finanças e Tributação, para admissibilidade e mérito; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Newton Araújo