Comissão aguarda resposta de Lula sobre Lupi

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 28 de janeiro de 2008 as 21:39, por: cdb

Mais de um mês depois de encaminhar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva documento sugerindo a demissão do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, por acumular o cargo com o de presidente do PDT, a Comissão de Ética Pública realizou nesta segunda-feira sua primeira reunião do ano ainda sem uma resposta de Lula.

Segundo o presidente da comissão, Marcílio Marques Moreira, o caso de Lupi não foi retomado na reunião por já estar nas mãos do presidente Lula.

— Estamos esperando uma decisão e esperamos que seja uma decisão que se inspire na ética da administração pública —, disse.

Sobre a demora em obter uma resposta do presidente, Marcílio afirmou que “está dentro do tempo razoável” e completou que a Comissão sabe que Lula está pensando no tema. Ele afirmou ainda que a Comissão não vai reiterar o pedido de demissão.

Em 26 de dezembro do ano passado, a Comissão de Ética Pública encaminhou ao presidente Lula o documento sugerindo a demissão de Lupi. Para os integrantes da Comissão, o acúmulo dos cargos gera conflitos éticos e de interesse.

Após receber o documento, Lula pediu um parecer à Advocacia Geral da União. O parecer preliminar aponta que não há ilegalidade no acúmulo dos cargos de ministro e presidente do partido. Em dezembro, a Advocacia informou que o parecer final sairia no final de janeiro ou início de fevereiro.