Comício de general reúne milhares no Afeganistão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de setembro de 2004 as 09:53, por: cdb

Dezenas de milhares de pessoas reuniram-se em Shiberghan (norte do Afeganistão), nesta terça-feira, para ouvir o general Abdul Rashid Dostum lançar sua candidatura à Presidência do país.
Espremida dentro de um estádio da cidade, reduto de Dostum, a multidão era formada em sua grande maioria por uzbeques, uma etnia minoritária do país e à qual o general pertence.

– O Afeganistão está passando por uma de suas fases mais difíceis – afirmou o candidato, 12 dias antes das eleições, as primeiras em que os afegãos escolherão por voto direto seu presidente.

Muitos afegãos do norte do país reclamaram da baixa intensidade da campanha que antecede o pleito, considerado um grande teste para a política externa dos EUA, que também pressionam pela realização de eleições no Iraque em breve.

Depois de um início pouco animador, a campanha parece ter começado a chamar atenção, apesar de a relativa falta de segurança no país e a ausência de fundos de campanha terem impedido muitos dos 18 candidatos de viajarem.

O comício realizado em Shiberghan foi o maior registrado no país até agora. Mas há dúvidas sobre se Dostum conseguirá ter apelo entre os eleitores do resto do país. Analistas suspeitam que o general e outros candidatos estejam enfrentando o presidente afegão, Hamid Karzai, para conquistar capital político e garantir uma participação no governo depois das eleições de 9 de outubro. Karzai é apontado como o grande favorito para vencer a disputa.

Dostum desempenhou um papel importante na campanha militar liderada pelos EUA e que derrubou o grupo Taliban do poder, em 2001. Mas o general vê sua influência diminuir à medida que o desarmamento desmobiliza sua milícia no norte do Afeganistão.