Comercialização de soja transgênica da atual safra é liberada

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de junho de 2003 as 21:50, por: cdb

Está liberada no Brasil a comercialização da safra de soja, mesmo que, no volume a ser vendido no país ou no exterior, tenha lotes com a soja geneticamente modificada, a transgênica.

Isto foi possível com a lei 10.688, publicada nesta semana no Diário Oficial da União e assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois da análise de nove ministérios, ligados desde a Agricultura, Justiça, Meio Ambiente, Segurança Alimentar, até a Casa Civil.

Isto, no entanto, não significa que o país vai permitir a produção de produtos agrícolas com modificações genéticas.

– Está liberada a comercialização do que foi plantado em 2002/2003, mas isto não autoriza nada em relação a próxima safra – adverte Marcos Vinicius Coelho, fiscal do Departamento de Defesa e Inspeção Vegetal, do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Ele também lembra que a safra atual, sendo colhida, está autorizada para a comercialização. Porém, o artigo segundo da lei 10.688, obriga que haja rotulagem deste produto e que isto seja informado ao consumidor, quando a presença da modificação seja superior a 1%, destinada ao consumo humano ou animal.

A comercialização desta safra, observada pela lei, deverá, então, observar a informação ao consumidor, “sempre que for a cima de 1 %”.