Comentários maldosos em blogs pode terminar em demissão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 28 de maio de 2007 as 16:27, por: cdb

Comentários maldosos, agressivos ou revelatórios postados inadvertidamente em blogs (diários virtuais) podem justificar a demissão dos seus autores, alertou nesta sexta-feira uma consultoria de recursos humanos na Grã-Bretanha.

A consultoria Croner ouviu 2 mil pessoas que mantêm blogs e descobriu que 39% delas postam comentários maldosos sobre seu trabalho.

Uma porta-voz da empresa advertiu blogueiros que comentários pejorativos sobre o ambiente de trabalho, chefe ou colegas a atitude pode caracterizar “má conduta”.

– Se há um impacto negativo sério na imagem da organização, ao ponto de quebrar a confiança mútua implícita na relação patrão-empregado, o empregado pode ser demitido por má conduta -, disse a consultora Gillian Dowling.

A consultora acrescentou que a situação atual envolvendo blogs é similar à observada nos anos 1990s, quando o uso de emails se disseminou na Grã-Bretanha.

Para Gillian Dowling, blogueiros não devem se deixem atrair pelo “falso sentimento de segurança” proporcionado pela informalidade dos blogs, e a facilidade de postar comentários e opiniões.

Blogueiros também podem ser demitidos se revelarem informações confidenciais da empresa, como dados financeiros ou estratégia de negócios, ela observou.

Além disso, notas pessoais dos funcionários podem indicar outras atitudes condenáveis no ambiente de trabalho, como discriminação e assédio.