Comemorações matam pelo menos 18 nas Filipinas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de janeiro de 2004 as 10:49, por: cdb

Pelo menos 18 pessoas morreram e cerca de 500 ficaram feridas nas Filipinas devido aos acidentes provocados pelos fogos com que os filipinos costumam comemorar o ano-novo. A informação foi dada nesta quinta-feira por fontes oficiais.

As 18 vítimas fatais morreram nesta quarta-feira pela noite na cidade de Lucena, 100 quilômetros ao sudeste de Manila, quando um vendedor de fogos testava parte de seu carregamento nos arredores de seu estabelecimento. Segundo as autoridades locais, o número de mortes pode aumentar já que o fogo e a fumaça se estenderam por várias casas e por um mercado anexo à loja.

Outros onze incêndios foram registrados em Manila na última noite do ano pela ação dos fogos, que deixaram 223 feridos na capital e mais ou menos 500 em todo o país. Manila amanheceu hoje envolta em uma camada de fumaça e com cheiro de pólvora depois de uma noite marcada pelo ruído incessante dos fogos e das sirenes dos caminhões de bombeiros.

Além disso, onze pessoas foram internadas no arquipélago com ferimentos de bala, apesar de a lei proibir o uso de armas de fogo durante o período natalino. Fontes policiais estimaram que a proibição e as armas confiscadas contribuíram para que este ano a cifra de feridos de bala tenha sido inferior a outros.

No entanto, os meios de comunicação locais consideram que esta medida é insuficiente e que deve ser ampliada aos fogos e outros artefatos explosivos que por estas datas são vendidos aos milhares de lojas.