Começa processo eleitoral nas unidades escolares

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 13:26, por: cdb

NotíciasPostada em 29/02 – 16:18 Começa processo eleitoral nas unidades escolares

Começaram nesta quarta-feira, dia 29/02, as inscrições para as chapas de diretores gerais e diretores adjuntos das 126 unidades escolares de Nova Iguaçu. As eleições serão realizadas nos próximos dias 16 e 17 de março e os eleitos poderão exercer mandatos de três anos.  A prefeita Sheila Gama alterou o artigo 12, do Decreto 8.314/2009, cuja redação só permitia a permanência no cargo por apenas dois anos. Também sofreram alteração os artigos 3º (inciso IV), 4º (Inciso I) e 6º.  O prazo para os interessados se inscreverem termina na próxima sexta-feira, 2 de março. Nos próximos dias 12, 13 e 14 serão realizadas as campanhas eleitorais.

O calendário também inclui os Coordenadores Políticos Pedagógicos (CPP). Para estes cargos, as inscrições serão no dia 20 de março.  Já a campanha eleitoral irá de 21 a 27 do mesmo mês, com eleições acontecendo nos dias 29 e 30/03. 

Têm direito ao voto alunos com 10 anos completos, responsáveis e professores (a quem é dado o direito de votar duas vezes, caso tenham duas matrículas em diferentes unidades).  A apuração dos votos para os candidatos a diretores geral e adjunto será no dia 17 de março. A data prevista para a apuração da votação dos coordenadores políticos pedagógicos acontece no dia 2 de abril.

Entenda o processo

A gestão escolar é eleita de forma direta desde o ano de 2009, por meio do Decreto 8.314. Apesar das alterações feitas, ficou mantido que os candidatos aos cargos devem possuir formação acadêmica na área de educação e serem lotados a pelo menos dois anos na mesma unidade escolar. Todo o processo eleitoral será acompanhado por uma Comissão da Secretaria Municipal de Educação (Semed), formada por 10 membros com a função de acompanhar, supervisionar e orientar as comissões das escolas.