Começa o 47º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa no Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 27 de maio de 2015 as 12:41, por: cdb
Com média de 400 partidas por dia, a competição segue até o próximo domingo
Com média de 400 partidas por dia, a competição segue até o próximo domingo

 

Mais de 850 mesa-tenistas em 48 categorias (28 olímpicas e 20 paralímpicas) começaram a disputar, nesta quarta-feira, o 47º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, Zona Oeste da cidade. A entrada é franca.

Com média de 400 partidas por dia, a competição segue até o próximo domingo, quando serão conhecidos os novos campeões. Quem atingir o índice olímpico poderá integrar a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A expectativa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) é de que o Ginásio do Algodão, com capacidade para 5 mil pessoas, fique lotado para abrilhantar a principal competição nacional da modalidade esportiva.

– É uma grande satisfação sediar este campeonato, que reúne atletas de alto desempenho. O Miécimo tem grande vocação esportiva e social, por isso oferece dezenas de modalidades gratuitas à população, e abre as portas, mais uma vez, esperando casa cheia e um grande espetáculo – disse Fábio Néspoli, coordenador do centro esportivo.

Os atletas do feminino e do masculino vão competir, em duplas e individualmente, em 28 categorias, como pré-mirim, mirim, infantil, juvenil, juventude, absoluto (adulto), veterano e outras. As 20 categorias paralímpicas também adotam o padrão internacional do esporte.

Todas as partidas serão disputadas em melhor de cinco sets de 11 pontos cada. Nesta quarta, a partir das 8h, entram em quadra as duplas olímpicas e paraolímpicas, em jogos válidos pelas primeiras eliminatórias.

As partidas de ranking olímpico e das classes paralímpicas serão jogadas na quinta, sexta-feira e sábado. Já os veteranos disputam seus jogos no sábado em categorias que variam conforme a faixa etária a partir dos 40 anos.

O Miécimo da Silva é considerado por atletas e treinadores um dos berços de praticantes do tênis de mesa no Rio. As aulas são gratuitas, abertas à população e acontecem no mesmo espaço das competições, o Ginásio do Algodão, de terça a sexta.

– Temos mais de 140 alunos treinando no Miécimo e, alguns deles, já se destacam nas competições locais. É um orgulho a gente abrigar essa moçada disposta a praticar um esporte tão inteligente – disse o professor de alto rendimento de Tênis de Mesa, Jonas Pinheiro, responsável pelo treinamento dos alunos no centro esportivo.