Começa no Congresso

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 5 de abril de 2003 as 09:00, por: cdb

Recordista na última eleição do Estado, quando 385.111 eleitores acreditaram na sua bandeira de combate à impunidade, a deputada Denise Frossard (PSDB-RJ) começa a mostrar serviço. Juíza aposentada, que ficou famosa quando mandou prender a cúpula do jogo do bicho em 1993, ela afirmou, na Câmara, que o combate ao crime organizado deve começar no Congresso Nacional, ao fazer um apelo ao presidente da Casa, João Paulo Cunha, e aos líderes partidários, para que sejam inseridas na Ordem do Dia as propostas sobre temas de segurança e violência apresentadas nos últimos anos.

Após fazer minuciosa coleta de projetos de lei que dispõem sobre o assunto, com a ajuda de juízes de todo o País, a parlamentar preparou novas propostas à Mesa, convencida de que o Estado do Rio pode servir de modelo em uma ação que, no futuro, atenda a todos os estados ameaçados pelo crime organizado.

A deputada tucana salientou a importância das visitas aos presídios cariocas e às delegacias legais, idealizadas pelo secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, segundo ela, “uma experiência inovadora que, por motivos não conhecidos, caminham para os anais dos bons planos fracassados”.

DESPEJO
A saída do vice-governador Clésio Andrade do PFL não deixou apenas o partido menor em Minas, mas também sem teto. Com a saída do vice, a legenda regional terá de procurar outra sede. A atual, na região central de Belo Horizonte, pertence à Holding Brasil, empresa de Clésio, que deu prazo de 30 dias para que os pefelistas desocupem o imóvel.

NAS RUAS
O ex-governador Leonel Brizola entregou-se, no fim da tarde de ontem, à tarefa que mais o fascina: comandou a passeata da Candelária à Cinelândia, pela Avenida Rio Branco, contra a coalizão anglo-americana que invadiu o Iraque. Pode não ter conseguido frear a dupla Bush-Blair, mas conseguiu parar o já caótico trânsito da cidade.

NA CONTRAMÃO
O líder do Governo na Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), decidiu andar na contramão do ministro José Dirceu, da Casa Civil. Ao contrário de Dirceu, que agradeceu a ajuda do PSDB e do PFL na aprovação da nova redação do artigo 192 da Constituição, Rebelo minimizou a importância dos votos colhidos na oposição. Lembrou que as duas bancadas contribuíram com 119 votos para a aprovação da matéria e, feita a conta, subtraindo esses dos 442 votos que a emenda obteve, restariam 323. Eram precisos 308.

EM CAMPANHA
Os tucanos estão organizando um encontro dos prefeitos filiados, em maio, para definir a estratégia das eleições municipais do ano que vem. Segundo o presidente nacional do PSDB, José Aníbal, o partido já está preparando-se para enfrentar o PT de Lula nas urnas em 2003.
– Sabemos que o PT vai nacionalizar essas eleições municipais, vinculando-a ao presidente Lula. Por isso, vamos estabelecer eficiente plano de comunicação para levar ao eleitorado os nossos feitos – explicou, acrescentando que o PT “é muito bom para comunicar, mas ruim para governar” e os tucanos, na sua avaliação, exatamente o oposto.

PERDAS
O feriadão vai ser de luto na paradisíaca São João da Barra. Por causa da tragédia causada pela Cataguazes de Papel, as praias do balneário estão proibidas para banho. Por tempo indeterminado.

DOMADORA
Uma domadora de Melle (Alemanha), de 49 anos, fugiu ontem com oito leões, dois tigres e o filho do diretor do circo suíço Fliegenpilz, de 20, a quem vinha ensinando a domar animais.
– Talvez os dois queiram ser independentes – ironizou o porta-voz do circo, que deu queixa à Polícia por roubo e avalia o prejuízo em US$ 161 mil.

Inconfidências
>> A sensualidade da advogada Viviane de Oliveira, 28 anos, a última BBB-3, está no site Paparazzo.
>> O boa-praça Paulo Maciel, presidente do Tijuca, ouviu as críticas. Na última revista do clube, ele só aparece em oito fotografias.
>> A mezzosoprao Carla Regina interpreta, hoje e amanhã, às 18 horas, no Espaço Cultural Baden Powell, em Copacabana, músicas antigas italianas. O concerto, com ent