Começa nesta sexta-feira o treinamento de mais de quatro mil policiais no RJ

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 11 de setembro de 2003 as 15:29, por: cdb

O governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Grupo Executivo Delegacia Legal, inicia nesta sexta-feira o treinamento de mais quatro mil policiais no Curso de Formação Profissional para capacitá-los a trabalhar nas delegacias legais.

Os policiais serão treinados nos campi da Universidade Estácio de Sá com a supervisão da Fundação Escola de Serviço Público (Fesp). As aulas iniciais serão realizadas amanhã, às 10h e 14h, na Academia de Polícia Sylvio Terra.

Os quatro mil policiais (sendo mil contratados recentemente pelo governo do estado) serão capacitados no curso de “Formação de Policiais e Delegados” do Programa Delegacia Legal para trabalharem nas novas unidades policiais.

Ao término desse treinamento, todos os policiais do Estado do Rio de Janeiro estarão habilitados para trabalhar nas modernas unidades policiais fluminenses.

O objetivo dessa etapa será treinar os policiais e delegados que ainda não participaram deste programa de treinamento e os novos policiais que serão lotados nos Centros de Polícia Técnica (CPT).

Para os policiais que atuam na Polícia Técnica, o treinamento será voltado exclusivamente para as delegacias legais, já que está sendo preparado um software próprio destinado a atender as necessidades específicas de trabalho desses técnicos.

O programa de treinamento dos policiais é formado pelos seguintes assuntos: Reengenharia Policial, que visa mostrar aos policiais a nova rotina do trabalho nas delegacias legais; Inteligência Policial, que tem a finalidade de preparar os policiais para os trabalhos de investigação policial utilizando os recursos de informática disponíveis nas novas delegacias.

Complementa também o treinamento a preparação dos policiais em informática básica e, por fim, todos os policiais aprendem a utilizar o Sistema de Controle Operacional (SCO), que é o sistema informatizado de operação das delegacias legais.

Um dos principais objetivos do Programa Delegacia Legal é o treinamento dos policiais e delegados, através de um verdadeiro processo de reeducação e reciclagem técnica, constituindo o maior programa de treinamento da história da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Além disso, foram gerados aproximadamente mil novos empregos diretos para técnicos em informática, em atendimento social, administrativos, engenheiros, arquitetos e universitários de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia e Comunicação Social.

Pela primeira vez no Brasil cria-se uma ampla equipe multidisciplinar de apoio às atividades de segurança pública.

Desde a implantação do Programa Delegacia Legal, 7.523 policiais e 617 delegados foram treinados, num total de 42.242 horas em formação e 66.009 horas em capacitação.

Além disso, mensalmente 2.606 policiais recebem treinamento de aperfeiçoamento e uma gratificação de R$ 500, condicionada à participação nos cursos. Quem não freqüentar os cursos não recebe a gratificação do mês.

Este ano, o Grupo Executivo do Programa Delegacia Legal, vai implantar o curso de Treinamento Gerencial para delegados com programa voltado para o desenvolvimento de habilidades de liderança e relações interpessoais, liderança situacional, processo decisório, instrumentos de planejamento, negociação, gestão de unidades polícias informatizadas, estatísticas de criminalidade e sua utilização no planejamento das atividades policiais.

Para estabelecer o programa de treinamento que está sendo aplicado nos policiais e nos delegados, a Coordenação de Treinamento do Programa Delegacia Legal realizou pesquisa prévia sobre o quadro atual de recursos humanos das delegacias.

No levantamento,foi revelado que os policiais não são treinados ou atualizados em práticas policiais e tecnológicas, em média há 10 anos. Como conseqüência, apresentam deficiências nas práticas policiais, tanto em relação ao registro correto de informações necessárias à execução de uma investigação (Boletim de Oco