Começa nesta semana os playoffs da NBB

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 20 de abril de 2010 as 10:17, por: cdb

Nesta semana o basquete brasileiro começa a pegar fogo, com o início dos playoffs de quartas de final da NBB. O GRSA/Itabom/Bauru, oitavo colocado na fase de classificação, e o Universo/BRB/Financeira Brasília, líder do período classificatório, fazem o primeiro jogo dessa fase, nesta terça-feira, às 19h, em Bauru, no interior paulista.

Depois do vice-campeonato no Torneio Interligas, o Universo volta suas atenções para o NBB. A equipe do Distrito Federal entra em vantagem na série melhor de cinco partidas diante do Bauru. Apesar de poder jogar três jogos dentro de casa, o primeiro embate será como visitante. O ala/pivô Guilherme Giovannoni comentou sobre suas expectativas para este confronto diante do time do interior de São Paulo.

– Vai ser uma série muito difícil porque o Bauru é uma equipe que joga muito bem dentro de casa. Nós vamos respeitá-los ao máximo, mas uma vitória fora logo de cara seria muito bom –disse o jogador.

Guilherme lembrou que na fase de classificação o Universo venceu como visitante por 81 a 75.

– Nós já ganhamos lá na primeira fase e vamos tentar repetir a atuação para tentar sair de lá com uma vitória. Eu acho que sair na frente em uma série é bom para dar moral para a equipe. Mas, o mais importante é que nós temos que aproveitar o fator de termos a vantagem de jogarmos mais em casa em todas as séries – analisou o camisa 12, que não esteve presente na final do Interligas devido a uma lesão na região lombar.

No entanto, o atleta garante presença diante dos bauruenses.

– Acho que para esse jogo não vai ter nenhum problema porque não estou mais sentindo dores nas costas e devo estar em perfeitas condições – disse.

Além da vitória fora de casa, o Universo venceu o confronto em Brasília, por 100 a 76. A derrota para o Universo, em casa, foi uma das únicas que o Bauru sofreu na competição diante de sua torcida. O time paulista tem um retrospecto de 11 vitórias em 13 jogos atuando na cidade de Bauru na fase de classificação. Dessa maneira, os bauruenses sabem da importância de fazer o dever de casa nessa série de playoffs.

– Sabemos das dificuldades e contra quem vamos enfrentar. Para gente é importantíssimo vencer a primeira partida, pois se o Universo sair daqui com uma vitória, eles levam muita vantagem jogando os próximos jogos lá em Brasília – afirmou o técnico Guerrinha.

Para vencer o Universo, o time do interior de São Paulo aposta na sua principal qualidade: errar pouco. O Bauru é o time que menos comete erros e violações por partida no NBB, apenas 7,5.

– Errar contra o Universo, naturalmente, eles vão se fortalecer nos contra-ataques. Nossa equipe não pode deixar de ser agressiva no ataque e jogar com muita segurança. Isso é fundamental para não perder a qualidade. Geralmente, conseguimos nossos objetivos errando pouco – afirmou o treinador.

Na quarta-feira, outros dois confrontos terão início pelas quartas de final. Atuando como mandante, o Pinheiros/SKY (6º) terá pela frente o Vivo/Franca (3º). E o Ciser/Araldite/Univille/Joinville (5º) recebe Pitágoras/Minas (4º). Na sexta-feira, o São José/Unimed/Vinac (7º) faz o primeiro jogo da série diante do Flamengo (2º).