Começa a maior feira de produtos orgânicos no Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 8 de setembro de 2004 as 10:26, por: cdb

A governadora Rosinha Garotinho participou na manhã desta quarta-feira, no Hotel Glória, da segunda edição da Biofach no Rio, maior feira de produtos orgânicos do mundo. Os organizadores esperam que cerca de 1.500 visitantes compareçam ao salão de convenções do hotel da Zona Sul do Rio. O evento, que vai até sexta-feira, contará com a participação de cerca de 140 empresas e 40 palestrantes.

A Biofach acontece anualmente em Nuremberg, na Alemanha. Recentemente, a feira também passou a ser montada no Japão e Estados Unidos. Em 2003, o Rio sediou a primeira Biofach no Brasil, que reuniu empresários ligados ao setor e produtores de diversas partes do mundo.

O governo do Estado participa da feira com um estande da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior, que desenvolve o programa Cultivar Orgânico, o primeiro do país voltado ao incentivo da produção de alimento sem uso de agrotóxicos. O Cultivar Orgânico oferece créditos com apenas 2% de juros ao ano, além de outras vantagens, como assistência técnica e garantia de comercialização.

De acordo com os organizadores da Biofach, o mercado de alimentos orgânicos na América Latina apresenta significativo desenvolvimento. No Brasil, esse crescimento chega a 50% ao ano. A BioFach do Rio tem como objetivo apoiar esses mercados em desenvolvimento. O secretário de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior, Christino Áureo, calcula que o setor movimenta anualmente R$ 100 milhões no Estado.

Nos dois primeiros dias, o visitante poderá assistir a várias palestras sobre produção orgânica, entre elas a do ator Marcos Palmeira, que em sua fazenda, Vale das Palmeiras, na Região Serrana, produz 200 quilos de alimentos por dia. Na sexta-feira, as chefs de cozinha Flávia Quaresma e Rosa Hertz ensinarão receitas com produtos orgânicos. A feira vai de quarta a sexta-feira, sempre das 9h às 18h.