Começa a competição mais importante do país: o Campeonato Brasileiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 28 de março de 2003 as 13:11, por: cdb

Pela primeira vez, em 33 anos, o Brasileirão será disputado em sistema de turno e returno, pontos corridos. O Clube dos 13, que reúne as principais agremiações, contrariou a posição da Rede Globo (maior investidora do futebol brasileiro) e resolveu adotar o modelo europeu, extinguindo o mata-mata e as finais.

A competição, que reunirá 24 clubes, terá duração de oito meses (termina no dia 14 de dezembro). Serão 48 rodadas, divididas em dois turnos.

O novo campeão nacional será o time que acumular o maior número de pontos em toda a disputa. Em caso de empate em pontos ganhos entre duas ou mais equipes, os critérios de desempate serão: 1º – maior número de vitórias, 2º – maior saldo de gols, 3º – maior números de gols pró, 4º confronto direto e 5º sorteio.

Os dois últimos colocados disputarão a Série B em 2004 (sobem os dois primeiros da segunda divisão).

De acordo com o Departamento Técnico da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), os clubes deverão respeitar um preço mínimo para os ingressos. Arquibancadas deverão custar, pelo menos, R$ 10. Geral valerá, no mínimo, R$ 5.

Em relação às transferências, os jogadores poderão trocar de time durante o campeonato. Mas existe uma condição: ter atuado, no máximo, duas vezes pelo time de origem. Porém as negociações poderão acontecer apenas no intervalo entre os turnos.

O São Paulo, um dos clubes que defendeu o novo regulamento, foi taxativo. “Ficou mais fácil para as pessoas entenderem. Não deveremos ter problemas”, afirmou o meia Ricardinho.

Já o técnico Geninho, do Corinthians, não demonstrou o mesmo entusiasmo. “Estou um pouco pessimista. São muitos clubes”, disse.

“O ideal seria uma competição com, no máximo, 18 times. Outra coisa: na Europa, funciona porque os países são pequenos. Aqui viajaremos muito e o desgaste será intenso. Fico com o pé atrás”, acrescentou.

Três grandes fora

Palmeiras, Botafogo e Portuguesa, que somam cinco títulos nacionais, disputarão a Série B em 2003. Outra ausência será o Sport, que não conseguiu o acesso na temporada passada. A segunda divisão, que começaria no dia 4 de abril, foi adiado para o dia 18. A CBF alega falta de patrocinadores.

Confira os jogos da primeira rodada:

Sábado

Atlético-PR x Grêmio
Guarani-SP x Vasco

Domingo

Criciúma (SC) x Fluminense
Cruzeiro x São Caetano
Flamengo x Coritiba
Fortaleza x Bahia
Goiás x Paysandu-PA
Internacional x Ponte Preta
Juventude x São Paulo
Vitória x Figueirense (SC)
Santos x Paraná
Corinthians x Atlético-MG