Combates matam quatro rebeldes das Farc e cinco da ELN na Colômbia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 29 de agosto de 2003 as 13:09, por: cdb

Cinco guerrilheiros do grupo colombiano Exército de Libertação Nacional (ELN) morreram durante um combate com militares no departamento de Antioquia (noroeste) e quatro rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) também morreram em Huila (sudoeste), informaram nesta sexta-feira fontes militares.

A Agência de Notícias do Exército indicou que em um primeiro ato as tropas da IV Brigada mataram na quinta-feira cinco membros do (ELN) em São Francisco e em Cocorná (Antioquia, 400 quilômetros a norte de Bogotá).

Na operação foram apreendidas seis armas de fogo, explosivos, minas antipessoais, munição, equipamentos de comunicação e uniformes militares. Por outro lado, em Algeciras (Huila, 350 quilômetros a sudoeste de Bogotá), morreram quatro guerrilheiros das Farc em um enfrentamento com a IX Brigada do Exército.

Nos combates ficaram feridos dois soldados, uma guerrilheira e dois civis. Na operação, as tropas apreenderam armas, munição, explosivos e provisões. Segundo os números oficiais, neste ano mais de 1.100 guerrilheiros morreram em operações realizadas pelas Forças Militares.