Combate ao crime organizado no ES é discutido por Brindeiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 25 de abril de 2003 as 16:05, por: cdb

O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, que retornou nesta sexta-feira ao Espírito Santo, está reunido com o colegiado de procuradores federais da força-tarefa Federal encarregada de combater o crime organizado no Estado.

Brindeiro era aguardado desde a última quinta-feira (24), mas chegou na manhã desta sexta-feira e seguiu direto para o prédio do Ministério Público Federal no Estado. Na pauta de discussão, o reforço da força-tarefa e medidas efetivas para a execução do Programa de Proteção a Testemunhas (Provita) no Estado.

Nesta tarde, Brindeiro se reúne com o governador Paulo Hartung (PSB), no Palácio Anchieta. No encontro, serão discutidas medidas para reforçar o Conselho de Atividades Financeiras (Coaf), órgão responsável pelas ações de combate à lavagem de dinheiro.

O procurador deve acertar também com o governador detalhes da liberação de verbas para a construção de um presídio federal no Espírito Santo. Ou a transformação do Módulo de Segurança Publica (Mosep II) de Viana, na região metropolitana de Vitória, em presídio federal.

O Módulo sofreu várias reformas e depende agora da instalação de trancas eletrônicas e de bloqueadores de celulares para atender às normas de segurança de um presídio federais. Em tese o Mosep II estaria sendo preparado para receber o traficante Fernandinho Beira-Mar.