Comandos dos EUA condenam fotos de soldados junto a suicida

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 12:32, por: cdb

Comandantes militares dos Estados Unidos e do Pentágono condenaram nesta quarta-feira (18) a conduta de vários de seus soldados, que foram fotografados em 2010 junto aos cadáveres de supostos terroristas suicidas afegãos.

As fotos, nas quais aparecem soldados da 82ª Divisão Aerotransportada, são de fevereiro de 2010, batidas na província de Zabul, Afeganistão, e foram publicadas na edição desta quarta-feira no jornal Los Angeles Times.

O secretário de Defesa estadunidense, Leon Panetta, emitiu um comunicado condenando a conduta dos militares que tiraram fotografias juntos aos corpos mutilados dos insurgentes afegãos.

Panetta, que assegurou estar “decepcionado” pela publicação das fotos no jornal Los Angeles, sublinhou que “estas imagens não representam em nada os valores ou o profissionalismo da enorme maioria das tropas estadunidenses que servem atualmente no Afeganistão”.

A publicação das fotos também foi condenada pelo general John Allen, comandante da Força Internacional de Assistência para a Segurança no Afeganistão (ISAF, por suas siglas em inglês).

Em um comunicado emitido pela ISAF, o general Allen disse que este fato, ocorrido em 2010, “representa um grave erro de julgamento de vários soldados que atuaram por ignorância e falta de familiaridade com os valores do exército dos Estados Unidos”.

A embaixada estadunidense em Cabul também emitiu um relatório onde assegura que “estas ações são moralmente repugnantes”.

Soldados do Pentágono apareceram em outras oportunidades junto a suas vítimas nas frentes de combate ou em centros de reclusão.

Em 2003 difundiram-se fotos que evidenciavam torturas e maus-tratos a presos afegãos na prisão de Abu Ghraib, o que provocou um escândalo internacional.

Recentemente, novas imagens foram divulgadas, onde soldados estadunidenses urinavam sobre cadáveres de guerrilheiros mortos no Afeganistão.

Fonte: Prensa Latina

 

..

Comments are closed.