Comandos aéreos do Brasil e do Chile realizam manobras militares

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 30 de setembro de 2009 as 17:56, por: cdb

O Exercício Salitre II, manobra de responsabilidade do Comando de Combate da Força Aérea do Chile (FACh), concebida para treinar o planejamento e a execução de operações aéreas multinacionais, que simula uma força de coalizão para expulsar países vizinhos de uma área invadida, acontecerá entre os dias 19 e 30 de outubro na cidade de Antofagasta, no norte daquele país. Os países realizarão o treinamento com base em procedimentos do padrão adotado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Em setembro de 2004, a Força Aérea Brasileira (FAB) participou da primeira edição do Exercício Salitre II, na Base Aérea de Los Condores, em Iquique – Chile, juntamente com as Forças Aéreas da Argentina (FAA) e dos Estados Unidos da América (USAF).

Este ano, além da aeronáutica chilena, a manobra contará com as forças aéreas da Argentina (FAA), da USAF e da Força Aérea da França (FAF). A FAB participará do exercício militar com seis aeronaves A-1 da Base Aérea de Cerro Moreno. Para tanto, o Comando Geral de Operações Aéreas constituiu a Força Aérea Numerada 103 (FAE 103), sob o comando do Brigadeiro-do-Ar Antônio Carlos Egito do Amaral, comandante da Terceira Força Aérea.