Coluna do Sérgio Nogueira Lopes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 25 de janeiro de 2005 as 13:02, por: cdb

PAN
O economista César Maia que tantos auto-elogios fez para mostrar a cidade do Rio bem administrada e com os cofres cheios depende da Governadora Rosinha, do Rio para dar continuidade aos projetos do PAN. Falta dinheiro. Vai precisar dançar.
 
Processo
Autor do livro “A Ferrovia do Diabo”, sobre a construção da ferrovia  Madeira-Mamoré, o historiador Manoel Rodrigues Ferreira entrou na Justiça  em São Paulo para tentar proibir a exibição da minissérie “Mad Maria”, da  TV Globo. A justificativa do historiador é que a emissora não só levará  ao ar uma minissérie eivada de erros históricos, como também denuncia que  o governo do Estado de Rondônia pagou R$ 1,5 milhão por baixo do pano  para a TV Globo fazer as filmagens.
 
Casamento
O procurador federal João Gilberto Gonçalves Filho, que atua em Taubaté,  no Vale do Paraíba, acaba de vestir uma saia justa no Ministério Público  Federal. Ele está movendo uma ação civil pública, com pedido de liminar,  para obrigar os Estados, o Distrito Federal e a União a celebrarem  casamento civil de pessoas do mesmo sexo. O procurador parte do  princípio de que todos são iguais perante a lei, sem distinção de  qualquer natureza, e o Código Civil não faz qualquer restrição ao  casamento gay. Se a liminar for acatada, terá validade em todo o País.  Vai ser uma festa.
 
Bobagens
Daniella Cicarelli, só desfilou em São Paulo sob uma condição: não dar  entrevistas. Daniella avisou aos organizadores do Fashion Week que iria  ignorar a imprensa. Assim, entrou muda e saiu calada. Tudo isso porque um  jornalista a abordou no aeroporto e perguntou se o nome de Ronaldo lhe  abria portas e se ela não se ofende de ser chamada de a nova Ronaldinha.  Tem jornalista para tudo.
 
Agora vai
 
O secretário Marcelo Itagiba, aposta no sucesso da primeira ação conjunta de combate à violência no estado, com o apoio de forças federais, que será realizada nos próximos 15 dias.

 
O pior
 
O filme “Mulher gato” com sete indicações e ”Alexandre” com seis são os maiores concorrentes ao Framboesa de Ouro de 2005, que premia os piores filmes de 2004. Os vencedores serão divulgados no dia 26 de fevereiro, véspera da festa do Oscar. Este ano houve uma inusitada presença da classe política na lista de indicações: O presidente George W. Bush foi indicado a pior ator por sua ‘atuação’ no documentário ”Fahrenheit 11 de setembro”, que também ganhou indicações de pior dupla na tela para “George Bush e [a secretária de Estado] Condoleeza Rice e/ou seu ‘Pet goat”’, numa referência ao livro infantil que o presidente continuou a ler numa escola da Flórida depois de ser avisado dos atentados.