Coluna do Sérgio Nogueira Lopes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 1 de outubro de 2004 as 12:05, por: cdb

 

Crime sem castigo
Apesar da boa lei federal de crimes ambientais, nenhum poluidor foi preso e a impunidade ambiental continua. A justiça contribui com a lentidão. O deputado Carlos Minc informa que, de 32 ações contra poluição, desmatamento e contaminação de rios que foram ajuizadas entre 1987 e 1994 no Rio de Janeiro, 29 sequer foram julgadas. 
 
 
Sem motivo
Entraram em vigor as novas tarifas dos serviços postais e telegráficos  prestados pelos correios. O reajuste médio é de 9%. A Carta Social, destinada a pessoas de baixa renda, permanecerá em R$ 0,01. A ECT aumentou em quase 10 por cento o valor de seus serviços.
 
Haiti
Um avião da Força Aérea Brasileira saiu nesta sexta-feira do Rio com destino a Porto Príncipe, capital do Haiti, levando mais de seis toneladas de hipoclorito de sódio (utilizado na reidratação) para atender à população atingida pelo furacão Jeanne. O Ministério da Saúde doou 95.950 frascos de hipoclorito de sódio, que serão utilizados para tornar potáveis 600 mil litros de água, beneficiando cerca de 260 mil pessoas na região da cidade de Gonaives, a mais atingida. Enquanto isso, no Brasil, tiroteio e morte por toda parte.
 
Sem resultados
O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, participou do encontro na sede do FMI, em Washington, com o ministro indiano Palaniappan Chidambaram. Depois, foi à reunião dos países que integram a Constituency do Brasil no FMI. Fazem parte do grupo a Colômbia, Equador, Guiana, Haiti, Panamá, República Dominicana, Suriname e Trinidad e Tobago.O último compromisso oficial do ministro foi uma reunião com o presidente do Banco Mundial. 

Agigantando o Estado
O governo prepara a volta da atuação do Estado na área de comunicações. Um gigantesco projeto está sendo conduzido pelos ministérios das Comunicações, da Defesa e de Ciência e Tecnologia para  construir e lançar dois satélites geoestacionários até 2008.  O governo quer a reativação da Telebrás.

Raridade
Uma página roubada há mais de 500 anos de um famoso livro italiano de orações foi finalmente recuperada. A página ilustrada com iluminuras representando os serviços do mês de outubro veio do Livro das Horas Sforza, um dos livros mais famosos da Renascença Italiana e um item estimado na coleção de biblioteca nacional da Grã-Bretanha. A página roubada era vista como perdida até que com apoio do Fundo Nacional de Coleção de Arte e de grupos como o Friends of the National Libraries, foi comprada de um colecionador por 191.000 libras (345.100 dólares) e presenteada à Biblioteca Britânica.