Coluna do Sérgio Nogueira Lopes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 10 de setembro de 2004 as 12:51, por: cdb

 Luiz e sua corte
O presidente Luiz e a primeira dama, Marisa Letícia, tiveram um final de quinta-feira digno dos tempos de JK. Assistiram, no Palácio da Alvorada, ao filme “Redentor”, do diretor Cláudio Torres em companhia de integrantes do elenco e os ministros Antônio Palocci, da Fazenda, Eduardo Campos, Roberto Rodrigues e Ciro Gomes. Entre muitos artistas, estiveram presentes Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Camila Pitanga, Daniel Filho, Pedro Buarque de Holanda e Eduardo Monteiro de Barros. É isso aí. Brasília é só alegria. O Brasil vai muito bem. A corte está feliz. È uma festa atrás da outra
.
 Então tá
Diz-se que a ampliação de vagas no ensino público superior tem sido tratada como prioridade. Atualmente, o governo federal é responsável por 22% da oferta de vagas nas universidades, e a intenção do Ministério da Educação é expandir esse número em, pelo menos, 40% até 2006,  disse o secretário de Educação Superior do MEC, Nelson Maculan. 
 
Agenda cheia
O ministro da Educação, Tarso Genro, continua em Genebra, Suíça, na 47ª Conferência Internacional de Educação. Com tantos encontros, almoços e jantares o Ministro por certo voltará mais gordo. Já a educação no Brasil continuará sua dieta forçada. Entre 50 mil novos contratos para afiar a máquina do Estado, sabem quantos professores há? Nenhum!
 
Festão
 Neste domingo, o Theatro Municipal de São Paulo comemora seus 93 anos em boa forma. Para compartilhar com o público, o teatro está com uma programação especial. A principal atração será o solo de Antonio Meneses no “Concerto para Violoncelo e Orquestra, Opus 104”, de Dvörak, junto com a Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência de Ira Levin. 

 Novidade
A Ponte S.A., concessionária que administra a ligação Rio-Niterói, substituiu o sistema de controle eletrônico de pagamento do pedágio, deixando de operar com o sistema Onda Livre para aderir ao Via Fácil/ Sem Parar. Os novos clientes do Via Fácil/ Sem Parar poderão trafegar na Ponte Rio-Niterói e na Via Lagos, bem como em qualquer uma das rodovias credenciadas de São Paulo e na Nova Dutra.

 Região dos Lagos
Os ambientalistas da Região dos Lagos vão promover nova manifestação no dia 14, durante sessão regulatória da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Asep), no Rio. Eles estão revoltados porque novamente não está prevista a discussão sobre a definição da tarifa a ser cobrada pela Prolagos pelo serviço de tratamento de esgotos na Região dos Lagos.A indefinição, segundo os ambientalistas, poderá agravar o problema de poluição da Lagoa de Araruama, a maior lagoa hipersalina do mundo. A Prolagos ameaça paralisar as obras de esgotamento sanitário se não conseguir a garantia de ressarcimento dos investimentos feitos nas redes de esgotos e na construção das Estações de Tratamento de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Búzios.

Dirceu 
O Ministro Zé Dirceu continua de língua afiada. Critica o Ministério Público por “evidente politização” e teme ali o uso de métodos similares a”Gestapo”.
 
Geralda – a malvada
Geralda está contrariada com a fiscalização sobre o programa Bolsa Família. Geralda gosta de “distribuir benefícios sem fiscalização