Coluna do Sérgio Nogueira Lopes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 8 de setembro de 2004 as 12:25, por: cdb

1 – Haja Emprego
O inverno mais frio e chuvoso dos últimos 8 anos trouxe num repente ventos de mudança para a administração da cidade de Búzios balneário ao norte do Estado do Rio. Buzianos sem-emprego querem alternar com buzianos empregados na Prefeitura e só falam no candidato Tuninho Branco. Lá se paga desde já um dos maiores IPTUs do Estado. E a Prefeitura não para de empregar.
 
2 – Instinto Selvagem 2
 
O ator Ashton Kutcher vai atuar ao lado de Sharon Stone na seqüência de “Instinto selvagem”. Famoso pelos papéis de “Efeito borboleta” e “Cara, cadê meu carro?”, além de ser o namorado jovem de Demi Moore, ele fechou com os produtores para viver o doutor manipulado pela fogosa Catherine Tramell (Stone). O personagem foi vivido no filme orginal por Michael Douglas.
 
3 – Excluídos
Durante as manifestações do Dia Nacional do Grito dos Excluídos em Recife, os participantes vão lavar, num gesto simbólico, as escadarias do palácio da Justiça para cobrar mais “transparência” das ações do poder Judiciário. O Grito dos Excluídos acontece tradicionalmente no dia 7 de setembro e este ano a campanha tem como tema: “Brasil: Mudança para valer, o Povo faz acontecer”. Faz? O quê?
 
 
 
4 – Mais esforço?
As negociações em torno do projeto de lei que institui as Parcerias Público-Privadas (PPPs) serão retomadas na próxima semana de esforço concentrado do Congresso Nacional, entre os dias 13 e 17 de setembro. Neste período, deve haver sessões plenárias para votar as matérias consideradas prioritárias pelo governo. O governo sempre em 1º lugar.
 
5 – O Primeiro-Ministro de Portugal Pedro Santana Lopes acende as luzes do Palácio São Clemente nesta quarta-feira no Rio e recebe amigos e convidados para um coquetel, ocasião em que condecora a atriz Fernanda Montenegro.
 
6 – Vovó Problema
 
A fumaça de um charuto foi o pivô do problema que deu causa a uma espalhafatosa operação policial numa churrascaria da Zona Sul do Rio. A reclamente, Dona Marina, ex-sogra e avó de um filho do chefe de Polícia, entrou num bate boca com o filho de um oficial da Aeronáutica e os ânimos se exaltaram. “Uma vergonha para a polícia” – assim se expressou uma autoridade da área de segurança. E como sempre: “Vamos apurar”.
 
 
7 – Novo Arquivo
 
A partir desta quarta-feira o público já teve acesso ao novo prédio do Arquivo Nacional, localizado na Praça da República, no centro, onde funcionava a Casa da Moeda. O prédio passou por uma reforma que durou 4 anos. O Arquivo Nacional possui um acervo de 2 milhões e 100 mil fotografias, 55 mil matizes de filmes, uma biblioteca com 45 mil volumes e muito mais.  A obra de restauração custou R$ 28 milhões.
 
 
8 – Educação
 O ministro Tarso Genro, está em Genebra, onde participa da 47ª Conferência Internacional de Educação, promovida pela Unesco. O tema central em debate é “Educação de Qualidade para Todos os Jovens: Desafios, Pendências e Prioridades”.  O Brasil ainda tem milhões de analfabetos.
 
9 – Rodrigueano
 
O Centro Cultural Banco do Brasil já abriu o projeto inédito “Nelson Rodrigues e o cinema: Traduções-Traições”, que segue até o dia 19 com filmes baseados nas obras do dramaturgo. A mostra vai trazer uma surpresa para o público o filme, “A serpente de Alberto Magno”, de 1980, que nunca foi lançado oficialmente.