Coleta de lixo em Caxias estará normalizada em até dois meses, diz prefeito

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 3 de janeiro de 2013 as 10:48, por: cdb
Coleta de lixo na cidade da Baixada Fluminense será normalizada em até 60 dias
Coleta de lixo na cidade da Baixada Fluminense será normalizada em até 60 dias

O novo prefeito de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, Alexandre Cardoso, afirmou que a coleta de lixo na cidade da Baixada Fluminense, suspensa há cerca de 2 meses, será normalizada em até 60 dias. Empossado no dia 1º, ele disse que foram contratadas, de forma emergencial, duas empresas que farão o serviço. O contrato é de três meses, renovável por mais três. Nesse período deverá ser feita uma licitação para contratar as empresas que ficarão responsáveis pelo trabalho.

Entre os dias 28 e 31 de dezembro, o então prefeito eleito organizou um mutirão para recolher o lixo das ruas, trabalho que retirou 10 mil toneladas de resíduos, das 50 mil acumuladas. Cardoso informa que as empresas contratadas estão fazendo o trabalho nas ruas e o mutirão vai ser estendido por mais cinco dias.

Alexandre Cardoso disse ainda que a situação encontrada na prefeitura é crítica, com o prédio sem internet nem telefone, a segunda parcela do décimo terceiro salário dos funcionários sem ser paga e o caixa zerado. Cardoso falou também que a situação da saúde está precária, com poucos funcionários, e o município tem 42 escolas interditadas.

– Saúde, educação, lixo, é tudo emergência, porque a cidade ficou ‘literalmente’ parada. A prefeitura foi abandonada. Na saúde, vamos contratar médicos emergencialmente, na educação vamos fazer um mutirão de recuperação das escolas.

Como primeiras medidas, o prefeito anunciou o pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários e dos salários dos trabalhadores das empresas que prestavam serviço à prefeitura. Haverá contratação de profissionais para a área de saúde, operação tapa-buraco e corte de 30% dos cargos comissionados.