Coalizão Nacional-Liberal vence eleições na Autrália

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 9 de outubro de 2004 as 09:29, por: cdb

A Coalizão Nacional-Liberal que apóia o primeiro-ministro da Austrália, o conservador John Howard, venceu as eleições parlamentares deste sábado. A apuração ainda não terminou, mas oposição trabalhista reconhece a derrota. As emissoras de TV do país já anunciaram a vitória de Howard, com base nas pesquisas de boca-de-urna e nos resultados preliminares. Howard, um firme aliado dos EUA e da guerra no Iraque, entrará em seu quarto mandato.

Dez dos 13 milhões de Australianos aptos a votar compareceram às urnas neste sábado para eleger um novo Parlamento. Eles escolheram 150 deputados e 40 dos 76 membros do Senado.

O primeiro estado a iniciar a contagem foi a Tasmânia e, com 80,73% dos votos contabilizados lá, a coalizão governista tinha 53,89% contra 46,11% dos trabalhistas, liderados por Mark Latham.

A maioria dos australianos é contra a participação do país na coalizão que invadiu o Iraque em março de 2003 e a manutenção de tropas lá. Mas o assunto parece não ter sido determinante na hora de decidir o voto. Howard e seu governo prometeram manter os 850 soldados australianos no Golfo Pérsico indefinidamente. Latham prometera trazê-los de volta até o fim do ano.