Coalizão bombardeia norte do Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 24 de março de 2003 as 09:36, por: cdb

Pelo menos oito bombas caíram sobre posições militares iraquianas perto da cidade de Chamchamal, no norte do Iraque, afirmaram nesta segunda-feira fontes da Pesh Murga, a milícia da União Patriótica do Curdistão.

De acordo com as mesmas fontes, os iraquianos foram vistos removendo soldados feridos.

O ataque aéreo pode sinalizar o início de uma esperada campanha dos Estados Unidos para enfraquecer as forças iraquianas no norte e permitir a penetração de tropas norte-americanas na região.

Soldados norte-americanos já assumiram o controle de campos de petróleo iraquianos no sul, mas os do norte, perto de Kirkuk, ainda não estão nas mãos da coalizão, disse no domingo o general Stanley McChrystal, no Pentágono.

As cidades de Mosul e Kirkuk, no norte do Iraque, são importantes centros de produção de petróleo. Ambas foram alvos de bombardeios aéreo nas últimas noites.

O serviço de inteligência curdo, que afirma ter fontes em Mosul, declarou à CNN que os alvos de sábado incluíram um palácio presidencial de Saddam Hussein, um quartel e a sede da inteligência militar iraquiana na cidade.

O campo de aviação de Kirkuk também foi bombardeado.

Até agora, não há significativa presença militar norte-americana no norte do Iraque.