Clodoaldo conquista quinto ouro em Atenas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de setembro de 2004 as 12:54, por: cdb

O incansável Clodoaldo Silva conquistou sua quinta medalha de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Atenas. Nesta segunda-feira, ele ficou em primeiro na categoria S4 dos 50m livre e estabeleceu o novo recorde mundial, ao terminar a prova em 35s41. A marca anterior, de 36s24, também pertencia a ele, desde o dia oito de maio deste ano.

Agora, Clodoaldo é o recordista absoluto dos 50m livre, na categoria S4. Um pouco mais cedo, nas eliminatórias, ele bateu o recorde paraolimpíco do espanhol Richard Oribe, de 38s84, ao nadar a prova em 36s40. Além dos cinco ouros, o brasileiro também tem uma medalha de prata nesta Paraolimpíada.

Nos 50m livre, a prata ficou com Yuji Hanada, do Japão, com o tempo de 37s54. O francês David Smetanine, com a marca de 39s51, levou o bronze.

A segunda-feira em Atenas também já rendeu para o Brasil duas medalhas de prata. A seleção de futebol de sete (para paralisados cerebrais) ficou com o segundo lugar ao perder por 4 a 1 para a Ucrânia. Os gols da equipe campeã foram de Volodymyr Kabanov, que balançou as redes duas vezes, e Taras Dutko. Renato Lima marcou contra e José Guimarães foi quem diminuiu para o Brasil.

A outra prata veio no atletismo. Na categoria T13 dos 100m rasos, André Garcia foi o segundo a completar a prova, com o tempo de 11s06. Essa é a segunda medalha do brasileiro em Atenas. Na última segunda-feira, ele venceu a final dos 200m rasos. O americano Royal Mithcell, com a marca de 10s98, levou o ouro nos 100m. Irving Bustamante, de Cuba, completou o percurso em 11s24 e conquistou a medalha de bronze.