Clínica cria mesa de escritório que queima caloria

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 15 de maio de 2007 as 16:24, por: cdb

Especialistas em obesidade dos Estados Unidos anunciaram ter criado uma mesa de escritório que ajuda as pessoas a se exercitarem enquanto trabalham. O equipamento é uma espécie de esteira, na qual estão acoplados um computador e um teclado. Ele também possui prateleiras para papéis, porta-lápis e outros objetos de escritório, e pode ser ajustado para que se trabalhe caminhando, em pé ou sentado.

Segundo a Mayo Clinic de Nova York, que desenvolveu o aparelho, ele pode ajudar obesos a perder até 30 quilos por ano.

Queimando calorias

A clínica testou a novidade com 15 voluntários obesos e concluiu que eles queimavam cerca de 191 calorias por hora, comparadas com 72 calorias queimadas quando eles estavam sentados em suas mesas comuns.

Os voluntários que fizeram parte dos testes tinham empregos sedentários e não se dedicavam à prática de atividades físicas.

Ao usarem o equipamento, eles caminhavam a uma velocidade de cerca de 2 km/h.

– Se em vez de se sentar em frente ao computador, as pessoas caminhassem enquanto trabalham, o gasto energético pode aumentar em até 100 calorias por hora -, disseram os autores do estudo, em um artigo publicado no British Journal of Sports Medicine.

– Assim, se indivíduos obesos fizessem essa troca, e se outros fatores se mantivessem constantes, poderíamos ver uma perda de 20 a 30 quilos por ano -, afirmaram.

A nova mesa deve chegar ao mercado custando cerca de US$ 2 mil (ou aproximadamente R$ 3,9 mil).