Clássicos regionais decidem classificação no Brasileiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 19 de outubro de 2002 as 17:38, por: cdb

Três tradicionais confrontos entre equipes do mesmo Estado, com destaque para a rivalidade entre Cruzeiro e Atlético-MG, agitam a rodada deste final de semana do Campeonato Brasileiro. Sem o mesmo brilho do clássico mineiro, Corinthians x Ponte Preta e Guarani x São Paulo também são jogos decisivos.

Raposa e Galo fazem um dos jogos mais aguardados do Brasileirão e prometem lotar o estádio do Mineirão, no domingo, em jogo que vale um lugar na elite. Os atleticanos, em nono lugar, com 27 pontos, têm uma pequena vantagem sobre o rival, que aparece em 14º, com 23 pontos, e tem um jogo a menos.

A situação é um pouco diferente nos dois duelos paulistas do domingo, entre equipes de São Paulo e Campinas. Além de a rivalidade ser menor que a de Belo Horizonte, Corinthians x Ponte Preta e Guarani x São Paulo não são jogos de vida ou morte para as quatro equipes.

O Timão reencontra a Macaca apenas uma semana após comemorar 25 anos da histórica vitória no Paulistão de 1977, que tirou a equipe da fila. Dessa vez, o objetivo do Alvinegro de Parque São Jorge é se aproximar do líder SãoPaulo, que tem três pontos de vantagem e dois jogos a mais. A equipe campineira, com 26 pontos, luta para se manter entre os oito e, de quebra, tripudiar sobre o rival, que lhe tirou o título paulista em 77.

Em Campinas, Tricolor e Bugre relembram a final do Brasileirão de 86, vencido pelos são-paulinos. Sem perder para o rival há cinco anos, o líder São Paulo pretende manter o tabu e subir ainda mais na tabela, para garantir a vantagem de jogar em casa na segunda fase. Já o Guarani, sexto colocado, busca a afirmação entre os oito primeiros colocados.

Como já é habitual, o objetivo dos times cariocas, no domingo, é deixar o inferno. Posicionado na zona de rebaixamento, o Flamengo busca recuperação frente ao Vitória, após perder o clássico contra o Vasco. O Flu está um pouco à frente, com 21 pontos, mas não pode pensar em resultado que não seja uma vitória sobre o Bahia, concorrente na luta para fugir da Segundona.

Alheio ao desespero dos adversários, o São Caetano vai com tudo para cima do Paysandu, em jogo que pode devolver o Azulão a liderança. Após a derrota frente ao Galo, na quinta-feira, a equipe do ABC tem 32 pontos e ocupa a segunda posição da tabela.

Em Goiânia, o Goiás luta para se distanciar do rebaixamento contra o Figueirense, que segue confiante na possibilidade de chegar à segunda fase. Abalados pelos tropeços nas últimas rodadas, Atlético-PR e Internacional fazem um jogo decisivo em Curitiba, cujo vencedor manterá viva a esperança que resta de passar à etapa seguinte da disputa.