Classico perde o brilho sob o sol das três da tarde

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 3 de outubro de 2001 as 13:24, por: cdb

Um dos confrontos mais tradicionais do futebol brasileiro, Corinthians x Palmeiras, inaugura a era dos clássicos do Campeonato Brasileiro. A partida, inexplicavelmente, está marcada para às 15h desta quarta-feira, no Morumbi.

O derby será o primeiro de uma série de confrontos regionais, particularmente entre rivais paulistas. Ainda nesta quarta, Santos e São Paulo jogam na Vila Belmiro (às 21h45). No sábado será a vez de o Timão enfrentar a Portuguesa e o Palmeiras medir forças com o São Paulo. “Parece que estamos no meio do Paulistão”, ironiza o goleiro Sérgio.

Para espanto dos torcedores, pelo menos 13 jogadores debutarão neste Corinthians x Palmeiras: Rubinho, Ânderson, Marquinhos, Ângelo, Fabinho, Renato e Deivid pelo alvinegro; e Alexandre, Leonardo, Misso, Lopes, Pedrinho e Tuta pelo alviverde. “É um momento muito especial. Só enfrentei o Palmeiras jogando pelas categorias de base”, revela Marquinhos.

Não bastasse o horário, o retrospecto recente dos clubes também serve para afugentar os torcedores. O Palmeiras, que já foi líder isolado do Brasileiro e hoje sustenta a posição ao lado do Atlético-MG, com 29 pontos, que tem um jogo a menos, não vence há quatro partidas. O Corinthians, 18o, com 17 pontos, vem de três derrotas consecutivas.

Por isso, os treinadores já estão de sobreaviso. “Uma derrota não será esquecida”, admite Celso Roth. “Estou tranqüilo”, garantiu Wanderley Luxemburgo, que terá problemas para montar a sua equipe. Ricardinho e Otacílio, com contusões no pé direito, não jogam. Sem o seu principal articulador, o treinador se viu o obrigado a recorrer novamente ao esquema 3-5-2. “Temo apenas pelo entrosamento”, advertiu o zagueiro Marquinhos, que jogará ao lado de Batata a Ânderson.

O treinador palmeirense também não contará com força máxima. Galeano levou o terceiro cartão amarelo e deverá ser substituído por Taddei ou Flávio. Há uma pequena chance de Roth abrir mão de um volante e promover a estréia de Donizete, que disputou apenas dois jogos desde que chegou ao clube, nenhum deles por completo.

“Quando a gente tem opções, usa a lógica. Quando não tem, esquece o bom senso”, declarou o treinador, que não poderá escalar Basílio e Muñoz, machucados, e Marcos, na Seleção Brasileira. Em compensação, Tuta, Lopes e leonardo voltam de suspensão.

CORINTHIANS x PALMEIRAS

Data: 03/10 (quarta-feira)
Horário: 15h
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Juiz: Edílson Pereira de Carvalho
Transmissão: PPV e Pelé.Net

Corinthians
Rubinho; Ânderson, Marquinhos e Batata; Ângelo, Rogério, Fabinho, Renato e Kléber; Deivid e Luizão.
Técnico: Wanderley Luxemburgo

Palmeiras
Sérgio; Arce, Alexandre, Leonardo e Misso; Fernando, Magrão, Flávio (Taddei ou Donizete) e Lopes; Pedrinho e Tuta.
Técnico: Celso Roth