Ciro volta a subir nas pesquisas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 23 de julho de 2002 as 12:22, por: cdb

O candidato à presidência da república Ciro Gomes, do Partido Popular Socialista (PPS), subiu três pontos percentuais e já está no encalço de Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), de acordo com uma nova pesquisa de opinião pública do instituto Vox Populi, divulgada pelo jornal O Globo.

Ex-ministro da Economia e ex-governador do Ceará, Ciro aparece com 27 por cento das preferências, reduzindo a vantagem de Lula para oito pontos percentuais, segundo a pesquisa, que foi realizada nos dias 20 e 21 de julho com 1.994 e tem margem de erro de mais ou menos 2,2 por cento.

Lula subiu um ponto na pesquisa e já conta com 35 por cento das preferências, de acordo com o Vox Populi.

Em terceiro lugar aparece o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e ex-ministro da Saúde José Serra, com 14 por cento, dois pontos a menos do que na pesquisa anterior, realizada em 13, 14 e 15 de julho.

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho, do Partido Socialista Brasileiro (PSB) está em quarto lugar, com 10 por cento, tendo perdido um ponto percentual, ainda de acordo com o Vox Populi.

Analistas políticos brasileiros entrevistados pela agência de notícias Reuters afirmam que Ciro, de 44 anos, vem subindo graças a uma maciça campanha de publicidade, na qual se apresenta como um candidato no meio do caminho entre a oposição e o governo.

Tal imagem, segundo os analistas, atenderia aos desejos dos eleitores que querem mudanças, mas temem o passado de esquerdista radical de Lula.