Ciro Gomes passa Dilma e Serra cai, aponta Ibope

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 22 de setembro de 2009 as 12:50, por: cdb

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) passou numericamente à frente da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), na corrida presidencial, mostrou pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira. Mesmo apresentando recuo, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), mantém a liderança folgada da disputa.

O governador de São Paulo continua a liderar as intenções de voto para a Presidência da República em 2010.  Essa é a segunda vez em que a pesquisa faz uma simulação de cenários eleitorais para 2010. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 14 deste mês, com 2.002 eleitores, em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Apesar de Serra continuar liderando o ranking, o percentual dos entrevistados que votariam nele caiu de 38%, na apuração de junho, para 34%, no levantamento atual. No caso da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, também houve queda, de 18% para 15%, nesse mesmo intervalo de tempo.

Num cenário sem a senadora Marina Silva (PV-AC) e com dados que comparam o desempenho atual com a pesquisa anterior, realizada em junho, Serra recuou 4 pontos percentuais para 34%.

Neste quadro, Ciro Gomes subiu de 12 para 17%, enquanto Dilma caiu de 18% para 15%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Num outro cenário, com Marina, Serra aparece com 34% das intenções de voto, enquanto Dilma e Ciro empatam com 14%. Marina, que recentemente passou a ser cotada para a disputa, teve 6%, tecnicamente empatada com a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), que tem 8%.