Circuito Cultural abre 80 vagas para oficinas artístico-culturais em São Pedro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 07:01, por: cdb

Publicada em 18/04/2012, às 10h00

Por Brunella França

Circuito Cultural abre 80 vagas para oficinas artístico-culturais em São Pedro

Fernanda Neves Gomes

A idade mínima para se inscrever nas oficinas de balé é sete anos

O Circuito Cultural, maior mecanismo de formação e democratização do acesso às artes na cidade de Vitória, abrirá inscrições, nesta segunda-feira (23), para novas turmas em oficinas artísticas e culturais de Balé, Danças Urbanas, Circo, Percussão, Teatro e Artes Plásticas (pintura em tela e escultura).

Os interessados terão desta segunda-feira (23) a 30 de abril para se inscrever no Espaço Mulituso Circuito Cultural em São Pedro, que fica na rodovia Serafim Derenzi, 4783, no bairro Redenção. O horário de atendimento é das 9h às 17 horas.

A idade mínima para se inscrever nas oficinas de balé e danças urbanas é sete anos. Já para as oficinas de circo, percussão, teatro e artes plásticas, é preciso ter, no mínimo, 12 anos. As aulas terão início dia 2 de maio.

Além das novas turmas, o Circuito Cultural já tem oito oficinas em andamento: balé, dança de rua, teatro, capoeira, audiovisual, percussão e circo, atendendo atualmente a 300 alunos. 

“Desenvolvemos um trabalho de valorização da vida pela arte e a cultura aqui no Circuito. A vivência deste espaço e das oportunidades que a ação oferece, desperta novas perspectivas de relações humanas e aproxima as pessoas”, enfatiza a coordenadora do Circuito Cultural, Lena Cogo.

“Estamos falando de Cultura como instrumento de transformação da realidade, e não entretenimento puro e simples. De dar oportunidade a pessoas à margem da sociedade de conhecer um novo mundo, se valorizar e trilhar o próprio rumo”, destaca o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro.

Retrospectiva

Implantado em 2006, mais de seis mil pessoas frequentaram as oficinas e receberam os certificados do Circuito Cultural. Além dessas, mais 17 mil participaram de outras atividades artísticas promovidas pela ação e abertas ao público (shows, saraus poéticos, espetáculos de artes cênicas, exposições, entre outros).

Carlos Antolini

Oficina de teatro do Circuito Cultural, que atualmente já tem oito cursos em andamento

Todas as áreas artísticas já foram contempladas dentro das atividades programadas. E as oficinas de arte e formação já foram realizadas, gratuitamente, em bairros das oito regiões de Vitória.

Atualmente, a sede do Circuito fica no Espaço Multiuso, em São Pedro, que conta, desde maio de 2011, com um Estúdio Musical, espaço para gravação e ensaios. O local conta com mesa de som, caixas amplificadoras, instrumentos musicais, computadores e tratamento acústico.

O principal foco do estúdio é o ensaio para músicos e bandas de diversos estilos, mas está aberto a gravações de faixas para esses artistas. Mais um passo no sentido de democratizar o acesso à arte, mais um exemplo de comprometimento com a cultura da paz.

Serviço
Inscrições para oficinas Circuito Cultural
Oficinas oferecidas: balé (turmas matutino e vespertino), danças urbanas (vespertino), circo (matutino), percussão (sábado), teatro (noturno) e artes plásticas (pintura em tela e escultura).
Onde: Espaço Multiuso Circuito Cultural de São Pedro. Rodovia Serafim Derenzi, 4783, Redenção
Mais informações: (27) 3132-2211.
Inscrições gratuitas.

Com edição de Deyvison Longui