Cinema brasileiro terá lugar de honra no Festival de Cannes, na França

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 20 de abril de 2012 as 04:37, por: cdb

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O cinema do Brasil será o principal homenageado, como convidado de honra, do 65º Festival de Cannes, na França, de 16 a 27 de maio. A decisão foi anunciada pelo diretor do festival e responsável pela programação de filmes do evento, Thierry Frémaux. O cineasta Nelson Pereira dos Santos, de 84 anos, deverá receber uma homenagem durante o festival.

O filme A Música Segundo Tom Jobim, de Nelson Pereira dos Santos, será exibido em uma sessão especial. “O filme de Santos é uma homenagem a Jobim, o criador da bossa nova”, disse Frémaux, referindo-se ao trabalho que conta a trajetória e a forma de criar de Antonio Carlos Jobim por meio da música e do pensamento do compositor.

Frémaux citou ainda diretores brasileiros, como Cacá Diegues, que representa o chamado Cinema Novo com fillmes clássicos – Xica da Silva e Quilombo -,  além de Ruy Guerra, que dirigiu Ópera do Malandro e Os Deuses e os Mortos, entre outros.

No Festival de Cannes, o Brasil foi destaque com o longa metragem de Walter Salles, Na Estrada, baseado no livro On the road, e Glauber Rocha com Terra em Transe e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro.

*Com informações da emissora pública de rádio da França, RFI//Edição: Graça Adjuto