Cine Pitangueira exibe Brás Cubas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de abril de 2012 as 12:47, por: cdb

foto/divulgação:

Brás Cubas, de Júlio Bressane

O Cine Pitangueira exibe nesta terça, dia 10 de abril, às 20h, o longa Brás Cubas, de Júlio Bressane, filme de 1985 baseado no romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

O personagem Brás Cubas, que viveu no século 19, do além túmulo faz uma reflexão sobre sua vida de homem rico e descobre a evidência de ter sido um sujeito de existência medíocre.

Suas memórias póstumas são um desfile de personagens que compõe um mosaico da sociedade brasileira arcaica e retrógrada, carente de razão humana, da qual Brás Cubas foi um expoente.

A sessão faz parte da programação Cinema e Literatura, em cartaz durante o mês de abril, com adaptações para o cinema de obras literárias. Na última terça-feira, foi exibido O Iluminado, de Stanley Kubrick, inspirado no livro de Stephen King.

Estão previstos os filmes Ninguém escreve ao coronel, de Arturo Ripstein, sobre um dos primeiros contos de Gabriel Garcia Marques e Mutum, de Sandra Kogut, inspirado na obra Campo Geral, de João Guimarães Rosa.

O Cineclube Pitangueira é uma realização da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.

 

O quê: Brás Cubas, de Júlio Bressane
Quando: terça-feira, 10 de abril, às 20h,
Onde: Cineclube Pitangueira. Casa das Máquinas. Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição. Florianópolis.
Quanto: gratuito