Cine Humberto Mauro recebe exibições únicas na próxima semana

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 15:29, por: cdb

A Fundação Clóvis Salgado apresenta neste mês sessões únicas dos projetos permanentes Estéticas do Contemporâneo e História Permanente do Cinema, exibidos no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro). Na segunda-feira, dia 23, às 21h, dentro do projeto Estéticas do Contemporâneo, será apresentado “Velvet Goldmine”, longa de 1998, dirigido por Todd Haynes. Com um elenco estrelado por Christian Bale, Jonathan Rhys Meyers e Ewan McGregor, o filme é um musical inspirado no glam rock (subgênero do rock marcado pelos trajes e performances exóticas, criado na Inglaterra no final dos anos 60) e conta a história de um pop star que, incapaz de lidar com sua fama e com a revolução que o movimento causou na época, forja sua própria morte.

Criada em 2011, a sessão Estéticas do Contemporâneo oferece ao público uma vez por mês importantes obras do cenário cinematográfico mundial e nacional contemporâneo que, por razões de indústria e mercado, não tiveram grande repercussão ou não foram exibidos ou lançados comercialmente.

Já na quinta-feira, dia 26, às 17h, o filme “Barravento”, de 1961, do cineasta brasileiro Glauber Rocha, será exibido dentro da programação da mostra História Permanente do Cinema, que terá sessão única neste mês. O longa conta a história de moradores de uma aldeia e seus costumes, tendo como ponto principal o triângulo amoroso vivido por Firmino (Antônio Pitanga), Cota (Luiza Maranhão) e Naína (Lucy Carvalho). A sessão terá comentários da pesquisadora Carla Maia após o término da exibição.

Realizada desde 2010 no Cine Humberto Mauro, a História Permanente do Cinema tem programação inspirada em sessão do mesmo nome realizada na Cinemateca Portuguesa e tem como foco os filmes em sua individualidade (das mais variadas escolas, tendências, períodos, países e diretores). Ambas as sessões têm entrada gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do cinema meia hora antes o início.

Mais informações para a imprensa pelo site www.fcs.mg.gov.br