Cine Guaju acontecerá ao ar livre na próxima sexta-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 14:35, por: cdb

A semana de celebração ao aniversário de 25 anos do bairro Guajuviras terá sessão de cinema na rua nesta sexta-feira, 20. A atividade é promovida pelo Núcleo de Justiça Comunitária e a sessão especial do “Cine Guaju” será realizada na rua localizada atrás da sede do Núcleo, localizado na avenida 17 de Abril, 1010.

No local haverá telão e cadeiras para a comunidade apreciar três diferentes obras cinematográficas. Serão exibidos os filmes:

– “A história das coisas”, de Fábio Gavi;
– “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado
– “Terceira Jornada de Luta pela Moradia”, documentário

A sessão de cinema terá início às 18h30 e a promoção é da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania.

SINOPSE:

A História das coisas
“A história das coisas” (The Story of Stuff) é um filme rápido (20 minutos) e dinâmico. Trata do complexo sistema que vai da extração, passa pela produção, distribuição, consumo e acaba no tratamento do lixo. Segundo o documentário, esse sistema é muito mal explicado nos livros, que ignoram alguns aspectos importantes, como as pessoas que participam dessa engrenagem e os limites impostos pela natureza, por exemplo.

Ilha das Flores
De forma ácida e com uma linguagem quase científica, o curta mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu ao filme o Prêmio Margarida de Prata, como o “melhor filme brasileiro do ano” em 1990. Em 1995, Ilha das Flores foi eleito pela crítica européia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século.

 

Terceira Jornada de Luta pela Moradia
A Jornada pela Moradia Digna foi o resultado da articulação entre entidades, órgãos públicos e movimentos sociais comprometidos com questões urbanas relacionadas ao acesso à moradia digna pelos cidadãos paulistanos. As duas primeiras edições do evento aconteceram em 2007 e 2009. A 3ª Jornada pela Moradia Digna terá como tema o Impacto dos Mega Projetos e as Violações do Direito à Cidade e aconteceu em fevereiro de 2011, em São Paulo.

 

Crédito da notícia: Jesiel B. Saldanha